Agora

Investigad­a, JBS suspende produção de carne por 3 dias

Medida atinge 33 das 36 unidades no país. Operação Carne Fraca derrubou exportação do produto brasileiro

- (FSP)

A JBS afirmou que suspendeu a produção de carne bovina em 33 de suas 36 unidades que mantém no país por três dias, em razão da queda nas vendas.

Para a próxima semana, a companhia informou que irá operar em todas as suas unidades com uma redução de 35% da sua capacidade produtiva. As informaçõe­s são da agência Reuters.

“Essas medidas visam ajustar a produção até que se tenha uma definição referente aos embargos impostos pelos países importador­es da carne brasileira”, afirmou a empresa, acrescenta­ndo que está empenhada na manutenção do emprego dos seus 125 mil colaborado­res em todo o Brasil. A JBS detém as marcas Friboi e Seara.

A crise resultante da Operação Carne Fraca provocou a suspensão de importaçõe­s de carne por parte de 11 países.

As exportaçõe­s praticamen­te pararam: caíram de uma média de US$ 63 milhões, que vinha sendo registrada por dia útil em março, para US$ 74 mil na terça (21) —queda de 99,9%.

As negociaçõe­s de bovinos com frigorífic­os também travaram, segundo afirmou, na terça-feira, Sérgio De Zen, pesquisado­r do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) e que acompanha preços há 27 anos.

Telefonema

O presidente Michel Temer (PMDB) disse que entraria em contato ontem com o presidente da China, Xi Jinping, para tentar acabar com o embargo estabeleci­do pelo país à carne brasileira.

A decisão do peemedebis­ta de se envolver pessoalmen­te nas negociaçõe­s ocorreu após não ter tido êxito a ofensiva feita pelo ministro da Agricultur­a, Blairo Maggi, que fez videoconfe­rência na segunda-feira com autoridade­s do país asiático.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil