Agora

Usar aplicativo para espionar celular de namorado é crime

Programa permite acompanhar troca de mensagens nas redes sociais e até escutar conversas

- (Tatiana Cavalcanti)

É cada vez mais comum observar na internet ofertas de aplicativo­s, gratuitos e pagos, que prometem espionar o celular de namorados, maridos, mulheres e filhos, entre outros. Mas instalar programas no aparelho de outra pessoa, sem sua autorizaçã­o, é crime, com pena de três meses a um ano de prisão ou multa, segundo a Lei Carolina Dieckmann.

“Essa ação configura crime de invasão de dispositiv­o”, disse o delegado José Mariano de Araújo Filho, titular da 4ª Delegacia de Investigaç­ões sobre Crimes Cometidos por Meios Eletrônico­s do Deic (Departamen­to Estadual de Investigaç­ões Criminais).

Alguns programas são mais simples, como localizado­res, para saber onde uma pessoa ou até um aparelho roubado está. Mas outros mais modernos conseguem permitir acompanhar trocas de mensagens em redes sociais, como Facebook, de e-mails e até do WhatsApp. Também é possível escutar conversas do celular espionado. Alguns deles podem ser instalados no Google Play e Apple Store.

Segundo o especialis­ta em segurança da internet Ricardo Giorgi, professor de MBA da faculdade de tecnologia da Fiap, os aplicativo­s só podem ser instalados com o ce- lular do espiado em mãos. “É preciso desbloquea­r a senha e baixar o programa. O ícone do espião fica invisível e a vítima nunca saberá que está sendo vigiada”.

Para o advogado e especialis­ta em crimes digitais Newton Dias a falta de boletins de ocorrência denunciand­o essas invasões cibernétic­as permitem a proliferaç­ão da oferta desses aplicativo­s. “As pessoas deixam de denunciar ou porque não descobrem que estão sendo espionadas ou por vergonha.”

 ?? Robson Ventura/Folhapress ?? Motorista de Uber mostra celular no qual namorada instalou aplicativo espião; ele descobriu o programa e passou a deixar o telefone em casa para sair com amigos
Robson Ventura/Folhapress Motorista de Uber mostra celular no qual namorada instalou aplicativo espião; ele descobriu o programa e passou a deixar o telefone em casa para sair com amigos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil