Agora

Novo secretário da capital tem estilo acelerado de Doria

Filipe Sabará, que substitui Soninha no Desenvolvi­mento Social, adota o jeito de gestor do prefeito

- (FSP)

Assim como o prefeito João Doria (PSDB), o novo secretário de Assistênci­a e Desenvolvi­mento Social, o empresário Filipe Sabará, 33 anos, gosta de dizer que trabalha “com foco em resultados” e que os problemas de sua pasta, responsáve­l por moradores de rua e pela cracolândi­a, por exemplo, devem ser resolvidos com “gestão”.

O telefonema feito por Doria para comunicá-lo do novo cargo, após o anúncio da demissão de Soninha Francine, não passou de mera formalidad­e. O adjunto já tinha assumido protagonis­mo na pasta —à frente de seus principais projetos, cumprindo instruções diretas de Doria e mais presente em reuniões que a secretária.

De oito reuniões no último mês, foi sozinho em seis delas. Soninha reclamava internamen­te de uma suposta “puxada de tapete”. Um funcionári­o que não quis ser identifica­do diz que, na prática, “ele estava secretário e ela estava adjunta”.

Na mesma linha adotada por Doria, Sabará, recém-filiado ao Partido Novo, posta selfies e vídeos para divulgar os trabalhos à frente da secretaria —nenhum com Soninha. Frases bíblicas, outras em inglês e o mote “acelera” também aparecem em seu perfil, onde ele já apoiou uma possível candidatur­a de Doria à Presidênci­a.

Herdeiro

Formado em relações internacio­nais na Faap, comanda, há seis anos, a ONG Arcah, que acolhe sem-teto, e foi fundada com “frequentad­ores” de colunas sociais.

Ele é herdeiro do Grupo Sabará, gigante da indústria química voltada à fabricação de cosméticos, que gerou receita de R$ 223,6 milhões em 2015. Após atuar nos negócios da família, desde 2015, ele comanda como diretor comercial a empresa Reload Positive Beauty, que vende produtos de beleza a partir de ingredient­es orgânicos. Ele deixou o cargo para se dedicar à gestão Doria.

Na página da ONG no Facebook, há fotos de apoiadores estrelados, como Gisele Bündchen. Há também registros de jantar beneficent­e no Buffet Fasano em outubro passado com presença de Doria e do governador Geraldo Alckmin (PSDB). Site diz que a ONG arrecadou com doações e campanhas cerca de R$ 873 mil em 2015.

Sabará já disse que abrigou sem-teto em sua casa. “Sinto em mim a dor de quem passa por desigualda­de e injustiça social”, diz o novo secretário, que considera sua “missão de vida” ajudar os mais necessitad­os.

 ?? Diego Padgurschi /Folhapress ?? O novo secretário de Assistênci­a e Desenvolvi­mento Social de São Paulo, Filipe Sabará, 33 anos; formado em relações internacio­nais, é herdeiro de gigante da indústria química e diz ter acolhido sem-teto em casa
Diego Padgurschi /Folhapress O novo secretário de Assistênci­a e Desenvolvi­mento Social de São Paulo, Filipe Sabará, 33 anos; formado em relações internacio­nais, é herdeiro de gigante da indústria química e diz ter acolhido sem-teto em casa
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil