Agora

Enfermeiro é acusado de espancar idosa em hospital

Paciente de 78 anos levou socos e tapas na UTI após passar por cirurgia, diz família. Acusado foi afastado

- (Tatiana Cavalcanti)

Uma dona de casa de 78 anos, internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital do Servidor Público Municipal, na Aclimação (zona sul), afirma ter sido agredida no rosto, com socos e tapas, por um enfermeiro de plantão, na madrugada de sábado para domingo.

O hospital, sob a gestão João Doria (PSDB), abriu sindicânci­a e afastou o enfermeiro. A família registrou boletim de ocorrência.

Thereza de Jesus Garcia, 78 anos, exibe hematomas em toda face direita do rosto, segundo mostram fotos divulgadas nas redes sociais por parentes da vítima.

Na quinta-feira anterior, ela havia passado por uma cirurgia para desobstrui­r uma artéria na perna esquerda.

Segundo a idosa denunciou a funcionári­os do hospital, após a troca de turno dos enfermeiro­s, ela estava com sede e pediu um copo de água ao profission­al de plantão. Nesse momento, segundo Thereza conta em vídeo gravado pela família, o enfermeiro começou a dar tapas e socos do lado direito do rosto dela, sem motivo. “Ele me xingou e me bateu até cansar”, disse a idosa.

A filha dela, a auxiliar de enfermagem Hedilaine Aparecida Garcia, 45 anos, diz que recebeu a ligação de uma assistente social por volta das 11h do domingo, contando o que havia acontecido e pedindo que ela fos- se até o hospital.

“Quando vi minha mãe machucada, já do corredor, quase desmaiei. Ela ali, com o rosto sujo, olho e queixo roxos, deitada na cama da UTI, me olhou e começou a chorar. Foi muito triste.”

Hedilaine conta que seu irmão disse que viu o homem apontado como agressor naquela noite. “O enfermeiro estava alterado, meio grosso. Minha mãe, indefesa na cama, achou que ele fosse matá-la, porque a machucou ao longo da madrugada.”

O enfermeiro é considerad­o tranquilo por colegas ouvidos pela reportagem. Concursado, trabalha naquela UTI desde 1990, segundo a diretoria do hospital, que diz também que a paciente está passando por tratamento psicológic­o, sem previsão de alta.

 ?? Arquivo pessoal ?? A dona de casa Thereza de Jesus Garcia, 78 anos, com o rosto machucado, no leito da UTI do Hospital do Servidor Público Municipal, que abriu sindicânci­a
Arquivo pessoal A dona de casa Thereza de Jesus Garcia, 78 anos, com o rosto machucado, no leito da UTI do Hospital do Servidor Público Municipal, que abriu sindicânci­a
 ?? Danilo Verpa/Folhapress ??
Danilo Verpa/Folhapress

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil