Agora

Lentidão é da investigaç­ão, não do Supremo, afirma Gilmar Mendes

- (FSP)

A força-tarefa do Supremo para lidar com acusações da Lava Jato —anunciada anteontem pela ministra Cármen Lúcia— é bem-vinda, mas o verdadeiro gargalo para o andamento dos processos não está no Judiciário, avalia o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes.

“O grande problema aqui é na lentidão na investigaç­ão. [...] E isso depende muito menos do Supremo e muito mais da Polícia Federal e da Procurador­ia da República”, disse Gilmar.

Em Lisboa para o 5º Seminário Luso-Brasileiro de Direito, organizado pelo IDP (Instituto Brasiliens­e de Direito Público), do qual é sócio, Gilmar comentou também as declaraçõe­s da exministra do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Eliane Cal- mon, que afirmou que a Lava Jato chegará ao Judiciário.

“Isso tem que ser examinado no seu contexto, por- que tem muita gente dizendo que haverá uma delação que vai afetar o Judiciário do Rio de Janeiro. Há muitas conversas sobre isso. O importante é que tudo seja esclarecid­o da melhor forma possível”, avaliou

No mesmo evento, o expresiden­te Fernando Henrique Cardoso (PSDB) negou que tenha se articulado com Michel Temer (PMDB) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para criar um acordo para livrálos da Lava Jato.

“Saiu no Brasil que eu, o Lula e o Temer estamos fazendo uma operação para parar com a Lava Jato. Qual é o fato? Eu não me encontrei com eles, só me encontrei socialment­e”, disse. FHC criticou ainda a repercussã­o que a imprensa tem dado.

“Não adianta eu saber que não é verdade, eu tenho de responder”, declarou.

A reportagem publicou sobre o acordo na semana passada.

 ?? Ueslei Marcelino - 4.abr.2017/Reuters ?? O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, disse que lentidão não é culpa do STF
Ueslei Marcelino - 4.abr.2017/Reuters O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, disse que lentidão não é culpa do STF

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil