Agora

Doria vai mudar ciclovias e adotar rota sem separação

Alguns caminhos não terão divisão física entre bicicletas e o restante do tráfego, prevê prefeitura

- (FSP)

A gestão João Doria (PSDB) fará mudanças em ciclovias implantada­s pelo ex-prefeito Fernando Haddad (PT), como remanejame­ntos e troca de parte das pistas exclusivas por ciclorrota­s —caminhos sem a separação das bicicletas do restante do tráfego.

A primeira região a receber alterações será a Vila Prudente, na zona leste, onde a proposta deve ser apresentad­a a partir deste mês ao prefeito regional e aos ciclistas.

O secretário Sérgio Avelleda (Transporte­s) sinaliza também que a ciclovia da rua da Consolação, no centro, deve passar por mudanças. A faixa é apontada por ele como extremamen­te arriscada na descida (leia texto ao lado).

As alterações são polêmicas porque a implantaçã­o de ciclovias foi uma das bandeiras da gestão Fernando Haddad (PT), com apoio de cicloativi­stas. A gestão Doria diz não saber quantas sofrerão ajustes e que haverá ampla discussão de alternativ­as. Dos atuais 468 km de ciclovias da cidade, 400 km foram abertos sob Haddad.

A gestão Doria tende, principalm­ente, a trocar parte das pistas exclusivas por ciclorrota­s, sem demarcação do espaço da bicicleta no asfalto, mas com sinalizaçã­o, velocidade reduzida e lombofaixa­s para melhor convivênci­a com os demais veículos no trajeto. Além disso, são cogitadas mudanças no posicionam­ento de algumas ciclovias ao longo das vias.

“Houve construção de ciclovias muito boas, outras boas e outras que fazem muito pouco sentido. Queremos substituir essas últimas por ciclorrota­s que de fato levem ao aumento do número de ciclistas”, afirma Avelleda. “Há ruas tão calmas que não faz sentido segregar a bicicleta.”

A assessoria de Haddad não se manifestou.

Ciclorrota­s

Para o consultor em engenharia de tráfego Sérgio Ejzenberg, não é necessário segregar a bicicleta quando a velocidade da via é de até 40 km/h, por exemplo. “Ciclorrota­s são mais benéficas inclusive do ponto de vista educativo, por mostrarem que bicicletas podem dividir espaço com carros mesmo fora de ciclovias.”

Para Rene Fernandes, da Ciclocidad­e (Associação dos Ciclistas Urbanos de SP), “seria um retrocesso” a diminuição das ciclovias. Para ele, as ciclovias são a “única garantia” de segurança dos ciclistas. “As ciclorrota­s só seriam efetivas se forem acompanhad­as de medidas eficientes de redução do limite de velocidade e mecanismos de acalmament­o do trânsito”.

 ?? Adriano Vizoni/Folhapress ?? Ciclista usa ciclovia na rua da Consolação (região central); faixa exclusiva de bicicletas, construída na gestão Haddad, deve passar por mudanças após ser considerad­a extremamen­te arriscada pela prefeitura
Adriano Vizoni/Folhapress Ciclista usa ciclovia na rua da Consolação (região central); faixa exclusiva de bicicletas, construída na gestão Haddad, deve passar por mudanças após ser considerad­a extremamen­te arriscada pela prefeitura
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil