Agora

Macron e Le Pen vão ao segundo turno na França

- (FSP)

Os resultados preliminar­es das eleições francesas ontem sugerem que tanto o centrista independen­te Emmanuel Macron quanto a ultradirei­tista Marine Le Pen se classifica­ram para o segundo turno em 7 de maio.

Com 76% das urnas apuradas, Macron aparece com 23,11% dos votos, enquanto Le Pen tem 23,07%. É esperado que a vantagem do centrista se amplie, pois termina-se de contar mais tarde os votos dos grandes centros urbanos. As pesquisas de boca de urna indicavam que Macron receberia 23,9% dos votos e Le Pen teria 21,7%.

Pela contagem oficial, o candidato da centro-direita François Fillon aparece com 19,7% dos votos, seguido pelo nome da extrema esquerda Jean-Luc Mélenchon com 18,8%. Ambos reconhecer­am a derrota e, enquanto Fillon convocou seus eleitores a votar em Macron, Mélenchon disse que consultari­a seus apoiadores antes de declarar apoio a outro candidato. O socialista Benoît Hamon, que deve alcançar cerca de 6% dos votos, também disse apoiar Macron.

Em comício após a divulgação dos resultados, Macron pediu a seus apoiadores que tenham esperança na Europa e que se esforcem para garantir a unidade nacional. “Nós mudamos a cara da vida política francesa”, disse.

Le Pen disse que sua quali- ficação para o segundo turno é um “resultado histórico” que representa o “orgulho francês”. “Chegou a hora de livrar a nação francesa das elites arrogantes que querem ditar como devemos nos comportar”, declarou.

Cerca de 47 milhões de pessoas puderam votar e houve filas em alguns pontos.

 ??  ?? Emmanuel Macron (à esq.) vai enfrentar Marine Le Pen no segundo turno, que acontece dia 7 de maio
Emmanuel Macron (à esq.) vai enfrentar Marine Le Pen no segundo turno, que acontece dia 7 de maio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil