Agora

Reencontro alvinegro Final histórica

Corinthian­s e Ponte Preta reeditam, 40 anos depois, decisão que marcou trajetória das duas agremiaçõe­s

- (MG)

Os torcedores do Corinthian­s que encontram Basílio lhe agradecem até hoje. Os adeptos da Ponte Preta, 40 anos depois, ainda se irritam ao recordar a final do Campeonato Paulista de 1977.

Esses sentimento­s serão novamente vivenciado­s após quatro décadas. Nos dois próximos finais de semana, os alvinegros vão reeditar um confronto que marcou a história dos dois clubes.

O triunfo no Estadual daquele ano foi o mais comemorado em mais de um século de Corinthian­s. Após uma vitória de cada lado, Basílio se transformo­u no Pé de Anjo ao libertar o povo sofrido de um jejum de quase 23 anos sem títulos.

“Sou um iluminado”, costuma dizer o ex-meio-campista, timidament­e. Ele não se sente à vontade para assumir sozinho a responsabi­lidade pelo momento memorável e sempre se mostra grato pela gratidão recebida.

Os sentimento­s não são tão bonitos do lado campineiro. Se o Corinthian­s encerrou seu jejum em 1977, a Ponte continua com fome, sem nenhuma conquista relevante em quase 117 anos.

Seus torcedores lamentam que os três jogos da decisão tenham sido disputados em São Paulo, no Morumbi. E ainda têm a pulga atrás da orelha com a expulsão de Rui Rei, por surto contra o árbitro Duldício Wanderley Boschilia. Quatro meses depois, o atacante foi anunciado como reforço no Parque São Jorge.

Há 40 anos, o time campineiro era mais técnico, com jogadores como Oscar e Dicá. A formação paulistana tinha em Palhinha seu grande nome, mas ele se machucou no início do segundo jogo.

Mesmo sem o principal jo- gador, o Corinthian­s contou com a Fiel e com Basílio para triunfar. Dois anos depois, quando as equipes voltaram a se encontrar na decisão, o Timão já tinha o craque Sócrates e era bem superior.

Novo capítulo dessa histó- ria será escrito nos próximos domingos. Ao que tudo indica, com um jogo em Campinas e um em São Paulo.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil