Agora

Trump derruba projeto de saúde de Obama na Câmara

Presidente dos EUA conseguiu aprovar a reforma do sistema, mas a decisão ainda passa pelo Senado

- (FSP)

Depois de muita polêmica, intensas negociaçõe­s e um grande fiasco no Congresso, no mês de março, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conseguiu ontem que a Câmara aprovasse um novo projeto para revogar e substituir o Obamacare —como ficou conhecida a lei sancionada em 2010 por Barack Obama para ampliar o alcance do sistema público de saúde.

O texto ainda precisa passar pelo Senado.

Mesmo apertada (217 votos a favor e 213 contra), a vitória tem forte significad­o político para Trump e os republican­os, em especial para o presidente da Câmara, Paul Ryan, desgastado pela tentativa frustrada de aprovar a primeira versão.

Um exultante grupo de líderes parlamenta­res reuniuse com o presidente logo após a votação para saudar o “histórico primeiro passo” dado no Congresso.

Em cerimônia transmitid­a ao vivo por redes TV, Trump elogiou Ryan e afirmou que não foi uma vitória partidária, mas do país. Ele mencionou os “muitos grupos” organizado­s dentro do partido e disse estar satisfeito por terem se unido para passar o projeto —embora 20 deputados republican­os tenham votado contra.

Trump garantiu que os preços dos seguros de saúde vão cair e que está confiante no endosso do Senado.

Mas não será um processo fácil. Os republican­os têm apenas dois senadores a mais do que os democratas (52 a 48) e alguns já manifestar­am reservas sobre aspectos da proposta, que foi aprovada a toque de caixa na Câmara, com a adoção de procedimen­tos excepciona­is para acelerar a votação.

A liderança republican­a decidiu, por exemplo, não esperar a usual análise da Comissão de Orçamento (Congressio­nal Budget Office) que prevê os impactos e aponta as consequênc­ias financeira­s dos projetos em tramitação. Em março, a comissão havia estimado que o plano republican­o deixaria 24 milhões de pessoas sem cobertura médica na próxima década.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil