Agora

Juiz reverte decisão de Moro e tira Lula de depoimento­s

- (FSP)

O TRF (Tribunal Regional Federal) da 4ª Região impôs ontem uma derrota ao juiz Sergio Moro ao dispensar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de estar presente nas audiências de um dos processos em que é réu na Operação Lava Jato.

O TRF julga em segunda instância os casos da Lava Jato de Curitiba e, desde o início da operação, reformou poucas decisões.

Há duas semanas, incomodado com o número de testemunha­s listadas, Moro determinou que Lula deveria acompanhar pessoalmen­te todos os 86 depoimento­s solicitado­s por ele.

Dias depois, após críticas da defesa do petista, Moro indicou que poderia recuar desde que os advogados do petista também revisassem quais depoimento­s seriam mesmo necessário­s.

Ao sinalizar com o recuo, o juiz esclareceu que sua postura visava “evitar maiores polêmicas”. O ex-presidente, porém, disse que não aceitaria “a barganha” do juiz.

O juiz federal Nivaldo Brunoni, do TRF4, alegou em sua decisão liminar favorável aos argumentos do petista que “não parece razoável exigirse a presença do réu em todas as audiências de oitiva das testemunha­s arroladas pela própria defesa, sendo assegurada a sua representa­ção exclusivam­ente pelos advogados constituíd­os”.

Depoimento

O prédio onde funciona a 13ª Vara da Justiça Federal em Curitiba não terá expediente no próximo dia 10, quando Lula será ouvido por Moro em outro processo em que é réu na Lava Jato.

Os manifestan­tes pró e contra Lula também serão isolados pela polícia em locais diferentes da capital paranaense, segundo o secretário de Segurança do Estado, Wagner Mesquita.

 ?? Pedro Ladeira - 24.abr.2017/Folhapress ?? O ex-presidente Lula não vai ter de acompanhar as 86 testemunha­s que foram solicitada­s pela defesa
Pedro Ladeira - 24.abr.2017/Folhapress O ex-presidente Lula não vai ter de acompanhar as 86 testemunha­s que foram solicitada­s pela defesa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil