Agora

Pacientes recebem alta para liberar corredor de hospital

Prefeitura tirou de ala 38 pessoas que estavam em macas e diz que não apressou altas

- (Lucilene Oliveira)

No mesmo dia em que o Agora revelou que 38 pacientes se amontoavam em macas em um corredor no Hospital Ermelino Matarazzo (zona leste), sob a gestão João Doria (PSDB), uma força-tarefa retirou todos os doentes do local, ontem. Para isso, o hospital liberou leitos nos quatros dando alta a pacientes.

Segundo o secretário municipal da Saúde, Wilson Pollara, a diretoria da unidade conseguiu encontrar pacientes que já estavam em condições de voltar para casa —com isso, os pacientes que estavam no corredor subiram para os quartos. “Nós estamos tentando tirar na medida que puder. E como é que tira? Encontra uma vaga para eles no andar. E como é que encontra uma vaga para eles no andar? Não é apressar, é identifica­r pacientes que já estão em condição de alta”, disse o secretário Wilson Pollara.

A Secretaria Municipal da Saúde afirmou que nenhuma alta foi dada sem que houvesse necessidad­e.

No início da tarde de ontem, a situação do corredor das enfermaria­s masculina e feminina começava a mudar. Dos 38 pacientes de anteontem, como informado na reportagem do Agora, 16 já haviam sido realocados —22 ainda aguardavam na de passagem por uma vaga.

Bronca

A reportagem encontrou pacientes que aguardavam por cirurgia internados sem perspectiv­a de operação. “Isso é erro do hospital. Se você fizer isso no convênio, ele não paga os dias de préoperató­rio. Ele só pode internar na véspera ou na antevésper­a para fazer algum exame”, afirmou Pollara.

Às 15h de ontem, a dona de casa Eliane Gomes de Lima, 32 anos, completava dez dias internada em uma maca no corredor. Com um tumor na cabeça, ela precisa passar por uma cirurgia para a remoção. “No fim da tarde, a minha irmã foi para o quarto. Ela vai esperar pela operação pois o quadro pode se agravar”, disse a cabeleirei­ra Cicera Gomes de Souza, 39 anos.

 ?? Divulgação/ ?? Corredor do Hospital Ermelino Matarazzo (zona leste) vazio após ação da Secretaria Municipal de Saúde, ontem, mesmo dia em que reportagem do Agora revelou que o local estava entupido de pacientes
Divulgação/ Corredor do Hospital Ermelino Matarazzo (zona leste) vazio após ação da Secretaria Municipal de Saúde, ontem, mesmo dia em que reportagem do Agora revelou que o local estava entupido de pacientes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil