Agora

1.600 alunos perdem aula em CEU por falta de lluuzz ee áágguuaa

Funcionári­os dizem que cabo se rompeu no dia 29. Torneiras ficaram secas e não teve merenda

- (Tatiana Cavalcanti)

Cerca de 1.600 estudantes do CEU (Centro Educaciona­l Unificado) Jaguaré (zona oeste) estão sem aula ou sendo dispensado­s mais cedo devido a uma falta de água e de luz que há nove dias não é solucionad­a pela gestão João Doria (PSDB).

Funcionári­os da unidade dizem que a falta de luz teve início dia 29 de abril, um sábado, após o rompimento de um cabo de energia. Com isso, a bomba não conseguiu mais mandar água à unidade e as torneiras ficaram secas. Com isso, também não tem merenda, e pais são orientados a mandar água e lanche de casa com seus filhos.

Entre os prejudicad­os estão 1.452 crianças de creche a adolescent­es do ensino fundamenta­l. Outros 120 alunos da Etec (Escola Técnica Estadual) Professor André Bogasian estão totalmente sem aula na unidade porque o estudo é no período noturno —a Etec, de responsabi­lidade do governo Geraldo Alckmin (PSDB), fica em Osasco (Grande SP), mas uma parceria com a prefeitura permite o uso de quatro salas no CEU.

Os poucos alunos que acabam indo às aulas são dispensado­s mais cedo. De manhã, entram às 7h e saem às 10h (em vez de 12h); de tarde, entram às 13h e saem às 16h (em vez de 18h). Funcionári­os também têm sido dispensado­s mais cedo.

O complexo educaciona­l é considerad­o referência na região. Oferece à comunidade biblioteca, teatro, telecentro e atividades esportivas (veja quadro nesta página). Todos esses serviços foram prejudicad­os.

Conversa

O Agora esteve ontem à tarde no CEU. Os banheiros estavam escuros, sujos e fedidos. A maioria das classes, vazia. As poucas salas em uso tinham no máximo cinco alunos. Os professore­s não davam aula, só batiam papo com estudantes, pois a única luz das classes era a do sol, que entrava pelas janelas e não permitia fazer anotações.

“Não consigo enxergar a lição na lousa”, disse um aluno de 9 anos do 3º ano da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamenta­l) Jaguaré. A mãe dele, a catadora de latas Isaura das Dores, 25 anos, diz que não pode mais trabalhar de manhã. “Acabo pegando meu filho às 10h na escola porque ele é dispensado mais cedo.”

 ?? Robson Ventura/Folhapress ?? Sala de aula escura e sem alunos no CEU Jaguaré (zona oeste), às 13h46 de ontem; sem água, unidade não consegue fornecer merenda e pais são orientados a mandar lanche com alunos; banheiros estão imundos
Robson Ventura/Folhapress Sala de aula escura e sem alunos no CEU Jaguaré (zona oeste), às 13h46 de ontem; sem água, unidade não consegue fornecer merenda e pais são orientados a mandar lanche com alunos; banheiros estão imundos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil