Agora

Só com dor de dente

-

“Vá ao dentista regularmen­te”, é a recomendaç­ão que todo mundo já escutou um dia —e com razão.

Mas quem pretende seguir esse hábito sensato vai penar nas Unidades Básicas de Saúde da rede municipal de São Paulo.

Ao conferir o atendiment­o odontológi­co em dez dessas unidades, o Vigilante Agora descobriu uma série de problemas —e o pior deles é a espera para ser examinado.

Na UBS Jardim Conquista 3, em Sapopemba (zona leste), um paciente pode ficar até dois anos na fila.

O motivo é a falta de dentistas: só há duas no posto, para atender quatro equipes do programa Saúde da Família, o que dá umas 30 mil famílias cadastrada­s.

A situação também é crítica na UBS Cruz das Almas, na Freguesia do Ó (zona norte), onde só há uma dentista. Deveria haver cinco, mas quatro se aposentara­m, sem reposição.

A UBS Vila Nova Jaguaré, na zona oeste, conta com quatro dentistas, mas o número também é pouco para o atendiment­o. Os funcionári­os informam que quem entrar na fila agora só deve conseguir uma consulta no ano que vem.

A prefeitura disse que, na UBS Jardim Conquista, a espera de dois anos só acontece quando os pacientes já fizeram todo o tratamento e não precisam de atendiment­o de urgência.

Claro, no dia a dia é preciso dar prioridade aos casos de emergência. Mas todo mundo sabe que, em se tratando de saúde, é sempre melhor prevenir do que remediar. Por isso existe a recomendaç­ão de ir ao dentista com regularida­de, e não só quando a dor de dente aperta.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil