Agora

Doria e Alckmin estudam privatizar as duas marginais

Prefeito não descarta pedágio nas pistas, mas diz que cobrança não foi discutida com o governo do Estado

- (FSP)

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), avalia conceder à iniciativa privada as marginais Pinheiros e Tietê, por meio de parceria com o governo do Estado.

O tucano levou esse tema ontem ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) e pediu auxílio para formatar um projeto de PPP (Parceria Público-Privada) ou concessão simples —como existe nas rodovias paulistas.

Embora não descarte a cobrança de pedágio, Doria buscou atenuar a intenção. “Nem foi mencionado isso [pedágio] na reunião. Não se descarta nada na vida. Mas esse tema não faz parte das discussões nossas aqui. Não é tema em debate, em pauta, zero”, disse o prefeito.

Especialis­tas e técnicos do Estado avaliam ser difícil via- bilizar interesse privado sem cobrança dos motoristas.

As marginais, por onde trafegam 1,2 milhão de veículos por dia, foram alvo de uma promessa eleitoral de Doria: a elevação dos limites de velocidade, implantada pelo tucano desde 25 de janeiro. A medida foi seguida do aumento de acidentes com vítimas nos dois meses.

A reunião entre Doria e Alckmin teve a participaç­ão de diretores do grupo CCR, que administra concession­árias de rodovias de São Paulo, como os sistemas Castello Branco-Raposo Tavares e Anhanguera-Bandeirant­es.

Na campanha eleitoral, Doria admitiu a possibilid­ade de discutir a adoção de pedágio urbano. “Acho que esse é um tema que tem de ser estudado. Não é o ônus que você aplica de forma generaliza­da. Se você quer usar seu veículo com mais facilidade, a hipótese de pagar por isso é uma opção, não é uma imposição. Nessa circunstân­cia, principalm­ente em defesa ambiental, podemos estudar, sim”, afirmou Doria, em julho de 2016.

 ?? Ronny Santos - 11.abr.17/Folhapress ?? Carros transitam pela marginal Tietê, na região do sambódromo; prefeitura, em parceria com o Estado, quer privatizar as vias e não descarta cobrar pedágio
Ronny Santos - 11.abr.17/Folhapress Carros transitam pela marginal Tietê, na região do sambódromo; prefeitura, em parceria com o Estado, quer privatizar as vias e não descarta cobrar pedágio
 ??  ?? Ferrari ficou destruída após bater em outro veículo na avenida 23 de Maio; motorista foi levado para a UTI do Hospital São Luiz com suspeita de traumatism­o
Ferrari ficou destruída após bater em outro veículo na avenida 23 de Maio; motorista foi levado para a UTI do Hospital São Luiz com suspeita de traumatism­o
 ?? Aloisio Mauricio/Agência O Globo ??
Aloisio Mauricio/Agência O Globo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil