Agora

Janot pede anulação de decisão de Gilmar Mendes

Procurador quer que ministro seja considerad­o suspeito em casos relacionad­os a Eike Batista

- (FSP)

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) que o ministro Gilmar Mendes seja considerad­o impedido e suspeito nos casos relacionad­os a Eike Batista e que suas decisões referentes ao empresário sejam anuladas. No fim de abril, Gilmar concedeu habeas corpus a Eike, que havia sido preso pela Lava Jato.

O ministro não havia se pronunciad­o sobre isso até o fechamento desta edição.

O pedido de Janot tem como base o fato de a mulher do ministro, Guiomar Mendes, trabalhar no escritório de advocacia de Sérgio Bermudes, que representa Eike em diversos processos.

O procurador-geral solicitou ainda que Gilmar, Guiomar, Eike e Bermudes pres- tem depoimento.

A solicitaçã­o foi protocolad­a ontem e encaminhad­a à presidente do Supremo, Cármen Lúcia. A PGR quer que o plenário do Supremo, composto por 11 magistrado­s, decida sobre o caso.

No documento, o procurador-geral argumenta que o fato de Eike ser cliente do escritório de advocacia “em que trabalha e da qual é sócia” sua mulher “torna seu marido, ministro Gilmar Ferreira Mendes, suspeito para atuar como magistrado na espécie, principalm­ente na condição de relator”.

Janot associa os rendimento­s de Guiomar aos valores pagos pelo empresário. Diz que ela é responsáve­l pela filial do escritório em Brasília, “figurando inclusive como sócia do escritório, tendo participaç­ão nos lucros, obtidos mediante recebiment­o de honorários dos respectivo­s clientes, um dos quais é exatamente Eike”.

Em março, Mendes acusou a Procurador­ia de repassar informaçõe­s sigilosas da Operação Lava Jato para jornalista­s.

 ?? Igo Estrela/Folhapress ?? O ministro do Supremo Gilmar Mendes chega para sessão no plenário do STF; mulher de ministro trabalha no escritório do advogado que defende Eike Batista
Igo Estrela/Folhapress O ministro do Supremo Gilmar Mendes chega para sessão no plenário do STF; mulher de ministro trabalha no escritório do advogado que defende Eike Batista
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil