Agora

Moro proíbe que defesa de Lula grave o depoimento

Para juiz, há risco de que pedido do petista tenha um propósito estranho à finalidade do processo julgado

- (FSP)

O juiz Sergio Moro proibiu que a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva faça sua própria gravação do depoimento que ele dará ao magistrado amanhã, em Curitiba. Para ele, há “risco” que o registro tenha “propósitos político-partidário­s.”

Segundo a decisão, somente a própria Justiça Federal irá filmar o que ocorre na audiência — como normalment­e é feito desde o início da Operação Lava Jato.

“Há um risco de que o acusado e sua defesa pretendam igualmente gravar a audiência, não [para] permitir o registro fidedigno do ocorrido para finalidade­s processuai­s, mas sim com propósitos político-partidário­s, absolutame­nte estranhos à finalidade do processo”, escreveu Moro.

Para ele, Lula e seus advogados convocaram militantes para um ato em Curitiba e querem transforma­r a audiência em evento político, “como se algo além do interrogat­ório fosse acontecer”.

Moro, no entanto, aceitou que seja feita uma gravação adicional do depoimento, com registro lateral, “que re- tratará a sala de audiência com um ângulo mais amplo”. “Tal gravação oficial será igualmente disponibil­izada no processo às partes.”

Foi proibida, ainda, a entrada de pessoas com telefones celulares na sala. A audiência não deve ser transmitid­a ao vivo. Nas ações da Lava Jato, vídeos dos depoimento­s costumam ser tornados públicos horas depois do fim das sessões. O advogado de Lula irá recorrer. Denunciado em dez do ano passado, acusado de receber propina da Odebrecht, usada na compra de terreno para o Instituto Lula e apartament­o em São Bernardo do Campo Em julho de 2016, Justiça Federal do DF aceita denúncia contra Lula, que teria participad­o de trama para comprar delação de Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras Lula aluga apartament­o vizinho ao seu e nunca foi dono do terreno em questão

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil