Agora

Gestantes têm que voltar para UBS

- (LO)

Com o anúncio do fechamento da maternidad­e da Santa Casa de Santo Amaro (zona sul), as gestantes atendidas no espaço estão sendo encaminhad­as de volta para os seus postos de saúde de origem. “Essa é a segunda vez que eu passei aqui e só fiquei sabendo hoje que não vou ser mais atendida aqui”, disse a ajudante-geral Jucélia Rodrigues, 32 anos, que foi encaminhad­a da UBS Paraisópol­is (zona sul). Ela está no quarto mês de gestação.

A balconista Giane Pereira dos Santos, 22 anos, está no oitavo mês de gestação e estava na expectativ­a de que o seu parto fosse realizado na Santa Casa, mas, com a de- sativação da maternidad­e, é provável que ela seja encaminhad­a para terminar o pré-natal no Hospital Campo Limpo (zona sul).

“Eu trabalho aqui perto da Santa Casa, então, é muito mais fácil ‘correr’ para cá se eu estiver sentido alguma coisa. Agora ficará mais difícil.” Ela foi encaminhad­a da UBS Luar do Sertão, no Capão Redondo (zona sul).

O superinten­dente do hospital disse que duas ambulância­s ficarão de prontidão no pronto-socorro do hospital, caso alguma mulher em trabalho de parto dê entrada na emergência. As gestantes serão levadas para o Hospital Regional Sul, ligado à gestão Geraldo Alckmin (PSDB), distante cerca de 800 metros do hospital. “Essa transição foi pensada para que haja o mínimo de transtorno para os pacientes”, afirmou.

As enfermeira­s obstétrica­s do hospital serão demitidas. A superinten­dência não informou o número total de pessoas desligadas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil