Agora

Garanta a aposentado­ria especial antes da rreeffoorr­mmaa

O Agora traz uma lista com dez profissões que dão benefício especial; cálculo vai mudar na reforma

- (Leda Antunes)

A reforma da Previdênci­a vai acabar com a vantagem concedida ao trabalhado­r que atua em atividade em que há risco à saúde. Em alguns casos, o benefício ainda será pago ao segurado com 25 anos de trabalho com exposição a agentes insalubres, mas não correspond­erá à média salarial integral.

Se a reforma for aprovada como o proposto pelo relator do projeto na Câmara, deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA), o segurado vai receber 70% da média de todos os seus salários aos 25 anos de contribuiç­ão, como os demais trabalhado­res.

O Agora traz hoje uma lista com dez profissões que podem garantir a aposentado­ria especial integral antes da reforma. Veja ao lado. Os trabalhado­res que completare­m o tempo mínimo de atividade insalubre até a aprovação do projeto terão direito ao cálculo mais vantajoso, mesmo que façam o pedido depois.

“Não é preciso ter pressa”, explica o advogado Luiz Pereira Veríssimo. “Assim como o homem que tem 35 anos de contribuiç­ão, esse trabalhado­r tem direito adquirido”, afirma. A decisão deve ser bem pensada, pois após a aposentado­ria especial, o segurado não pode voltar a trabalhar na atividade de risco.

Continuará valendo, mesmo após a reforma, as regras atuais para enquadrame­nto no benefício especial. Hoje, a concessão não é feita por profissão, mas sim por exposição a agentes nocivos considerad­os insalubres.

O trabalhado­r comprova que estava exposto a esses agentes durante sua jornada de trabalho por meio de um PPP (Perfil Profissiog­ráfico Previdenci­ário), documento fornecido pelo patrão.

Muitas vezes, mesmo com a documentaç­ão, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) dificulta a concessão da aposentado­ria especial. Exceto em casos de exposição a ruído e substância­s cancerígen­as, o trabalhado­r acaba tendo que recorrer à Justiça para conseguir o benefício.

A ajuda de um especialis­ta é essencial para verificar a documentaç­ão, fazer a contagem correta do tempo de serviço e acertar no pedido.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil