Agora

Brasileiro paga dívida com grana do FGTS

Pesquisa mostra que 36% dos que sacaram os valores da conta inativa quitaram os débitos em atraso

- (Renato Fontes)

A grana liberada das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) está salvando a conta de muitos endividado­s no Brasil. De acordo com pesquisa realizada pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederaç­ão Nacional de Dirigentes Lojistas), 36% dos trabalhado­res que já realizaram saques utilizaram a verba para pagar dívidas atrasadas. Outros 7% usaram o dinheiro para quitar parte de compromiss­os pendentes e 10% aproveitar­am o dinheiro extra para antecipar o pagamento de contas não atrasadas, como crediário e prestações da casa ou do carro.

“Há muitas famílias endividada­s. O dinheiro vem em boa hora para ajudar a quitar dívidas”, diz o educador financeiro José Vignoli.

De acordo com a CNDL, 42% dos beneficiár­ios destinaram a maior parte do dinheiro para o pagamento de despesas do dia a dia. Apenas 6% usaram o saldo ina- tivo do Fundo de Garantia para realizar compras e 16% investiram ou pouparam a grana. “Esse dinheiro não está sendo mais destinado ao consumo como era antigament­e. Atualmente, tornou-se uma espécie de poupança”, revela Vignoli.

Segundo a pesquisa, a grana extra de quem ainda não sacou também será usada para pagar dívidas.

Do total de pesquisado­s, 26% vão utilizar o dinheiro para quitar contas em débito, 21% deverão regulariza­r ao menos uma parte de suas pendências em atraso e 25% pretendem pagar despesas do dia a dia. Apenas 4% irão utilizá-lo para compras, enquanto 3% pretendem gastar em viagens e 2% adquirir um imóvel. “Se houver planejamen­to, ele pode até servir para abater dívidas. Caso contrário, a pessoa continuará a pagar juros altíssimos”, afirma o especialis­ta em educação financeira.

A assistente comercial Karen Lippolis, 26 anos, ainda não sacou. A jovem afirma ter quase R$ 2.000 de FGTS para receber. “Pagarei parte do meu curso de RH, colocarei aparelho nos dentes e quitarei duas dívidas‘, diz.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil