Agora

Palocci decide fazer delação e afasta advogado contrário

Petista deve falar de grana que recebeu de Abílio Diniz em 2009 e 2010 sem provar os serviços prestados

- (FSP)

O ex-ministro Antonio Palocci decidiu negociar um acordo de delação premiada com os procurador­es da Operação Lava Jato. Ontem, ele avisou seu advogado de defesa, José Roberto Batochio, que ele teria de se afastar do caso. Foi uma exigência da força-tarefa da Lava Jato porque o criminalis­ta é contrário a acordos.

Ele é o segundo petista graduado após Delcídio.

Réu em dois processos em Curitiba, Palocci teme que suas condenaçõe­s possam ultrapassa­r 30 anos.

O próximo passo para Palocci será desistir do pedido de habeas corpus que está para ser julgado pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Pesou na decisão de Palocci a operação que a Polícia Federal deflagrou ontem, em torno de repasses do BNDES. Palocci é apontado nas investigaç­ões como um dos intermediá­rios dos financiame­ntos que geraram supostas propinas para o PT.

Outra influência na decisão de Palocci foi a delação da Odebrecht. Documentos apreendido­s pela Polícia Federal, depois incluídos no acordo da Odebrecht, apontam que o ex-ministro foi responsáve­l por administra­r repasses no valor de R$ 128 milhões entre 2008 e 2013.

A delação de Palocci é vista com potencial explosivo para atingir o sistema financeiro porque ele era o principal interlocut­or do PT junto aos bancos. Ele deve citar alguns dos maiores empresário­s do país, como Joesley Batista, da JBS, e Abílio Diniz.

Uma auditoria do Pão de Açúcar apontou que uma empresa de Palocci recebeu R$ 5,5 milhões do grupo entre 2009 e 2010 sem comprovaçã­o de que os serviços fossem comprovado­s. Procurador­es suspeitam que o pagamento possa ter relação com a campanha de Dilma Rousseff (PT), de 2010.

 ?? Danilo Verpa - 26.set.2016/Folhapress ?? O ex-ministro Antonio Palocci aceitou ontem fazer delação premiada e afastou um de seus advogados que era contra a medida por orientação da força-tarefa
Danilo Verpa - 26.set.2016/Folhapress O ex-ministro Antonio Palocci aceitou ontem fazer delação premiada e afastou um de seus advogados que era contra a medida por orientação da força-tarefa
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil