Agora

Nissan mais

SOFC, protótipo verde da Nissan, é mostrado no Brasil, onde testes de rodagem estão sendo realizados

- (Caio Bednarski)

De olho no futuro da mobilidade e do planeta, a Nissan apresentou o SOFC, veículo comercial que usa como base a van NV 200 e traz como grande novidade as tecnologia­s que movem o veículo, já que ele é alimentado por uma Célula de Combustíve­l de Óxido Sólido (SOFC).

Some esta tecnologia a um motor a combustão (álcool) e baterias elétricas e o resultado será o motor do SOFC, que usa a combustão do álcool para carregar as baterias e alimentar a célula de combustíve­l, que tem autonomia de mais de 600 quilômetro­s com apenas 30 litros de álcool. Porém, nem tudo é perfeito e o SOFC ganhou mais de 200 quilos em comparação com NV 200 que usa apenas motor a gasolina.

O veículo foi apresentad­o no Brasil por conta da facilidade de se encontrar álcool nos postos para abastecer o SOFC, além de também estar em testes no país, já que ele ainda é só um protótipo e está longe de ser vendido em solo brasileiro. Um dos principais obstáculos é o custo de produção deste veículo em grande escala.

“Hoje a gente não comenta se seria possível viabilizar o projeto e uma das dificuldad­es é o custo”, disse Ricardo Abe, gerente de engenharia da Nissan do Brasil. Caso este veículo chegue às linhas de produção, o Brasil é um país cotado para ele ser vendido. “Com relação a infraestru­tura, o Brasil é o país com melhor condição de receber o carro”, disse Ricardo. O SOFC seria voltado para o trabalho, como o traslado de passageiro­s e transporte de mercadoria­s, já que o custo para circular com o veículo não passa de dez centavos por quilômetro rodado.

Durante a apresentaç­ão, no Estádio do Pacaembu, foi possível dar uma rápida volta com o SOFC, e o comportame­nto foi idêntico ao de um carro elétrico convencion­al, sem ruídos do motor. O câmbio é automático de quatro marchas e a velocidade máxima fica próxima dos 130 km/ h. Internamen­te, o protótipo não apresenta muitas tecnologia­s ou luxo, por ser voltado ao trabalho.

 ?? Divulgação ?? Van é baseada na NV 200, mas movida a célula de combustíve­l
Divulgação Van é baseada na NV 200, mas movida a célula de combustíve­l
 ?? Divulgação ?? Sistema de energia da van fica abaixo do assoalho
Divulgação Sistema de energia da van fica abaixo do assoalho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil