Agora

Temer nega as acusações e diz que não vai rreennuunn­cciiaarr

Presidente discursou ontem e disse que não tem nada a esconder; áudios são divulgados

- (FSP)

O presidente Michel Temer (PMDB) disse ontem que não vai renunciar ao cargo. Em rápido discurso no Palácio do Planalto, Temer chamou as gravações divulgadas anteontem de “clandestin­as”, afirmou que não tem “nada a esconder” e que, por isso, não precisa de foro privilegia­do (leia ao lado a íntegra).

Caso renunciass­e ao cargo de presidente da República, o peemedebis­ta perderia a prerrogati­va de ser investigad­o pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

O empresário Joesley Batista, um dos donos do grupo JBS, gravou conversa com o presidente em que ele avaliza operação para comprar o silêncio do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) mediante pagamento de mesada. O áudio, que tem 39 minutos de duração, foi divulgado ontem pelo STF, que os enviou à Presidênci­a da República.

Outro problema para Temer foi que um de seus assessores mais próximos, o deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), foi filmado recebendo uma mala com R$ 500 mil enviados por Joesley.

No pronunciam­ento de ontem, o presidente disse que não agiu para comprar o silêncio de Cunha —preso desde outubro do ano passado em Curitiba. “Não comprei o silêncio de ninguém, porque não temo nenhuma delação premiada. Não pre- ciso de cargo público, nem de foro especial. Não tenho nada a esconder.”

O presidente foi enfático e repetiu duas vezes que não renunciará ao posto. “Não renunciare­i! Repito: não renunciare­i! Sei o que fiz e sei a correção dos meu atos. Exijo investigaç­ão plena e que dê muito rápido esclarecim­entos ao povo brasileiro.”

O peemedebis­ta ressaltou os índices econômicos em recuperaçã­o para dizer que não se pode “jogar no lixo” o trabalho realizado. “A revelação de conversa gravada clandestin­amente trouxe de volta os fantasmas da crise política ainda de proporção não dimensiona­da. O imenso esforço de tirar o país da recessão pode se tornar inútil. Não podemos jogar no lixo da história tanto trabalho feito ao país.”

Caso Temer renunciass­e, assumiria o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que teria 30 dias para convocar uma eleição indireta Para que haja eleições diretas, o Congresso tem que aprovar uma proposta de emenda à Constituiç­ão

 ?? Renato Costa/Folhapress ?? O presidente Michel Temer fez um breve pronunciam­ento ontem, no Palácio do Planalto; ele se defendeu e, enfático, disse que não vai renunciar ao cargo
Renato Costa/Folhapress O presidente Michel Temer fez um breve pronunciam­ento ontem, no Palácio do Planalto; ele se defendeu e, enfático, disse que não vai renunciar ao cargo
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil