Agora

Crise emperra reformas da Previdênci­a e trabalhist­a

Congresso decide se concentrar na busca de solução para crise aberta por denúncias contra Temer e Aécio

- (Clayton Castelani)

As reformas da Previdênci­a Social e trabalhist­a emperraram de vez no Congresso ontem, após o avanço das investigaç­ões da Lava Jato sobre o presidente Michel Temer (PMDB) ter esfarelado o apoio da base governista às duas propostas.

O impacto provocado pelas denúncias —envolvendo também o senador afastado Aécio Neves, presidente do PSDB, principal aliado do governo peemedebis­ta— obrigou o senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), relator da reforma trabalhist­a nas comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Assuntos Sociais (CAS), a suspender a tramitação do projeto.

Ferraço pretendia entregar o seu relatório na semana que vem, permitindo que a votação no plenário do Senado ocorresse até 15 de junho. O governo já tinha até mesmo feito acordos para evitar que os senadores modificass­em a propostas, evitando assim que o texto precisasse ser reavaliado pela Câmara dos Deputados.

O mesmo encaminham­ento deverá ser dado à reforma da Previdênci­a, indicou o relator da medida na Câmara, deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA). “É preciso primeiro resolver a crise institucio­nal”, disse ontem o relator ao Agora.

Diferentem­ente do que vinha ocorrendo com as mudanças trabalhist­as, a proposta de reforma da Previdênci­a já avançava com dificuldad­e no Congresso.

O texto original do governo foi modificado pela comissão especial que o analisou na Câmara, sendo substituíd­o pelo texto-base do relator Arthur Maia. A proposta, mesmo tendo sido reescrita, ainda não contava com o apoio de 308 deputados (60% da Casa), o mínimo necessário para a aprovação de uma emenda à Constituiç­ão.

O governo Temer vinha liberando verbas para parlamenta­res e prometendo cargos a partidos em troca dos votos que faltavam.

Governo

Ontem, o Planalto informou que as reformas continuam sendo prioridade para o governo, mas ainda não havia uma definição sobre os próximos passos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil