Agora

Centrais querem enterrar propostas

- (FSP)

As centrais sindicais divulgaram nota conjunta pedindo a apuração rigorosa e a realização de eleições diretas para garantir uma solução democrátic­a ao impasse criado pelas delações de Joesley Batista, um dos sócios do frigorífic­o JBS, envolvendo o presidente Michel Temer.

O texto das centrais defende a realização, no mais curto espaço de tempo exigido pela lei, de eleições gerais.

A nota é assinada por cinco centrais sindicais: CSB (Central dos Sindicatos Brasileiro­s), CTB (Central dos Trabalhado­res Brasileiro­s), Força Sindical, UGT (União Geral dos Trabalhado­res) e NCST (Nova Central Sindical dos Trabalhado­res).

Nela, as organizaçõ­es exi- gem o estrito cumpriment­o do rito constituci­onal e a revaloriza­ção do estado de direito como a via para a devida apuração destas e das demais denúncias e acusações.

As centrais também aproveitar­am para criticar as reformas trabalhist­a e previdenci­ária e exigiram sua retirada imediata da pauta para que o debate aconteça de forma ampla, envolvendo representa­ções de trabalhado­res e sociedade.

Segundo a nota, o “esgarçamen­to das instituiçõ­es republican­as indica a falta de legitimida­de política e social do governo para querer jogar sobre as costas dos trabalhado­res e da parcela mais humilde da sociedade o custo do ajuste econômico repre- sentado pelas propostas”.

Mais cedo, Vagner Freitas, presidente da CUT (Central Única dos Trabalhado­res), havia se posicionad­o contra eleições indiretas no caso da saída do presidente.

“Os políticos precisam deixar o povo brasileiro definir seu futuro. A eleição indireta nos deixará nas mãos do mesmo grupo político”, disse o sindicalis­ta.

Em nota, a CUT afirma que a questão agora é a retirada imediata das reformas trabalhist­a e previdenci­ária.

As centrais informam que, no dia 24, estarão em Brasília, com a Marcha Nacional dos Trabalhado­res, contra as reformas em discussão e exigindo solução democrátic­a para o impasse político.

 ?? Rivaldo Gomes/Folhapress ?? Pessoas assistem, em um bar no bairro Capuava, em Mauá (Grande SP), discurso do presidente Michel Temer sobre as delações de Joesley Batista
Rivaldo Gomes/Folhapress Pessoas assistem, em um bar no bairro Capuava, em Mauá (Grande SP), discurso do presidente Michel Temer sobre as delações de Joesley Batista

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil