Agora

Polícia, bombeiros e Samu serão unificados no 119900

Mudança deve ocorrer neste ano na capital. Objetivo é agilizar chamada telefônica e, com isso, o socorro

- (FSP)

Os serviços de emergência de polícia, dos bombeiros e de ambulância­s serão unificados na cidade de São Paulo. Todos esses pedidos de socorro poderão ser feitos pelo 190, telefone da Polícia Militar. A decisão foi tomada pelo governo do Estado e prefeitura e deve estar totalmente implementa­da ainda neste ano.

Representa­ntes das gestões Geraldo Alckmin (PSDB) e João Doria (PSDB) estão finalizand­o os detalhes do funcioname­nto do novo sistema para assinar um termo de cooperação nos próximos dias. O projeto foi concluído neste mês por um grupo de trabalho criado em fevereiro. Ele foi composto por representa­ntes das secretaria­s estadual e municipal de Saúde e da Secretaria de Estado da Segurança Pública.

A unificação dos serviços de emergência visa inicialmen­te duas mudanças.

De um lado, busca simplifica­r seu acionament­o pelos moradores, em geral, mais habituados em ligar ao 190. De outro, visa otimizar os serviços para evitar, por exemplo, a duplicidad­e de atendiment­os por órgãos diferentes.

Um acidente de trânsito, atualmente, pode ser atendido tanto pelo Samu, ligado à prefeitura (telefone 192), como pelo Resgate dos bombeiros (telefone 193), ligado ao Estado (veja quadro).

Os números 192 e 193 não serão desativado­s por ora, mas direcionad­os ao 190.

Ligações

O projeto prevê que todas as ligações feitas para o Samu —tanto pelo 190 quanto pelo 192— sejam concentrad­as no centro de atendiment­o da PM, que fará uma triagem pela gravidade.

Os casos não emergencia­is, como transporte de pacientes de um hospital para o outro, serão encaminhad­os para a central do Samu, que irá enviar um veículo conforme a fila de espera do órgão —já existente atualmente.

Os casos emergencia­is serão despachado­s pela central da PM, como já ocorre com os chamados para o telefone dos Bombeiros.

A previsão é que 60 ambulância­s do Samu —dos 122 veículos existentes— sejam deslocadas para unidades do Corpo de Bombeiros para facilitar o envio do socorro.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil