Agora

Sem limites

Ator Marco Nanini comemora 50 anos de carreira em espetáculo clássico que fala sobre ganância e caráter

- (Leandro Vieira)

Está em cartaz no Teatro Paulo Autran, do Sesc Pinheiros, o espetáculo “Ubu Rei”. Com o ator Marco Nanini no papel principal, é uma das peças mais conhecidas do poeta e dramaturgo francês Alfred Jarry (1873-1907).

O espetáculo celebra o meio século de carreira de Nanini. “Eu completei cinco décadas na arte há quase dois anos, quando começaram os preparativ­os da ‘Ubu Rei’. Não sou muito ligado em datas, mas acabou sendo a peça que comemora os 50 anos, sim”, conta o ator.

Nanini dá vida a Pai Ubu. Sujeito ganancioso e sem nenhum caráter, ele provoca uma revolução e se declara o todo-poderoso ao matar o rei da Polônia, Venceslau, e boa parte da família real. Mas a sua tranquilid­ade ter- mina quando a Rússia declara guerra ao governo de Ubu. Enquanto vai para a guerra, sua fiel parceira, Mãe Ubu (Rosi Campos), tenta roubar o tesouro da Polônia.

O espetáculo causou escândalo quando foi montado pela primeira vez, em dezembro de 1896, na França. “A plateia ficou horrorizad­a com a revolução que o ‘Ubu Rei‘ de Jarry provocou nas artes cênicas daquela época. Toda a pompa do simbolismo do teatro foi substituíd­a, inesperada­mente, por um despudor que jamais havia sido visto”, explica Nanini.

Para o diretor, Daniel Herz, o texto combina com os dias de hoje. “Estamos em um momento muito perigoso, em que a democracia corre sérios riscos. Por isso, a identifica­ção com ‘Ubu Rei’ é imediata.” “Ubu Rei” De qui. a sáb., às 21h. Dom., às 18h. No Sesc Pinheiros (rua Paes Leme, 195, Pinheiros, tel. (11) 3095-9400). R$ 50. 1.010 lugares. 14 anos. Até 25/6.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil