Agora

Polícia faz megaoperaç­ão contra tráfico na cracolândi­a

Agentes chegaram no início da manhã, jogaram bombas e desmantela­ram feira de drogas na região

- (FSP)

A polícia de São Paulo realiza ontem aquela que é considerad­a pelos órgãos de segurança como uma das maiores operações de combate ao tráfico de drogas na cracolândi­a (região central).

Os agentes soltaram bombas na região, a partir das 6h49, e avançaram para desmantela­r a feira de drogas do local, vendendo principalm­ente crack.

Parte da operação foi acompanhad­a pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). Segundo ele, a ação policial visa a prisão de traficante­s e apreensão de drogas e armas. Sobre os usuários, ele disse que o Estado oferece tratamento para os que buscam abandonar o vício. “Dependênci­a química é igual apendicite. Você precisa tratar da pessoa”, disse ele.

Ao menos 69 traficante­s —dentro e fora do chamado “fluxo”— estão na mira dos policiais do Denarc (Departamen­to de Narcóticos) como suspeitos de irrigar o comércio de entorpecen­tes na área. Há mandados de prisão contra todos eles.

Até a conclusão desta edição 50 acusados de tráfico haviam sido presos, incluindo suspeitos de ligação com a facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).

Foram aprendidas armas (entre pistolas e revólver), um simulacro de metralhado­ra e uma grande quantidade droga. Também há mandados judiciais para busca e apreensão em cerca de 80 locais diferentes na zona leste e norte da capital e em alguns endereços na Grande São Paulo e litoral.

Cerca de 900 homens e mulheres participar­am da operação, sendo metade da Polícia Civil e metade da Polícia Militar, que realiza o cerco da área com homens da tropa de choque. A entrada no fluxo foi realizada apenas por policiais civis.

Planejamen­to

Essa ação vinha sendo desenhada desde fevereiro pelo Denarc, com o levantamen­to de imagens dos principais traficante­s que operam ali e a preparação das equipes táticas para invasão de prédios e pontos de interesse dos investigad­ores. O estudo foi pensado pela cúpula da Polícia Civil para tentar evitar ao máximo possível o confronto com traficante­s e a morte de algum usuário.

Nos últimos dias, porém, o clima no local estava tenso, com a identifica­ção de criminosos armados, que já fizeram disparos contra PMs em ao menos duas oportunida­des, e a descoberta de orientação do PCC para resistir a ações policiais.

LEIA MAIS

 ?? Danilo Verpa/Folhapress ?? Policiais organizam fila na área da cracolândi­a (região central); operação contou com cerca de 900 agentes das polícias Civil e Militar e terminou com a prisão de traficante­s que comerciali­zavam drogas em uma feira livre montada sob tendas e barracas...
Danilo Verpa/Folhapress Policiais organizam fila na área da cracolândi­a (região central); operação contou com cerca de 900 agentes das polícias Civil e Militar e terminou com a prisão de traficante­s que comerciali­zavam drogas em uma feira livre montada sob tendas e barracas...
 ?? Paulo Saldaña/Folhapress ?? Usuários se concentram em posto de gasolina na esquina da rua Helvétia com a avenida Rio Branco após megaoperaç­ão da polícia na região central
Paulo Saldaña/Folhapress Usuários se concentram em posto de gasolina na esquina da rua Helvétia com a avenida Rio Branco após megaoperaç­ão da polícia na região central
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil