Agora

Usuários de drogas voltam à vizinhança

- (FSP)

A megaoperaç­ão da polícia paulista para tirar usuários e traficante­s no principal ponto de concentraç­ão de drogas da cracolândi­a, no centro de São Paulo, levou ao espalhamen­to da “feira da droga” pelas proximidad­es.

Após a ação do governo do Estado com 900 policiais desde a madrugada de domingo, pela vizinhança, havia centenas de dependente­s químicos e venda de drogas a céu aberto nas calçadas, como nas ruas Aurora, Helvétia, Dino Bueno, Barão de Piracicaba e avenida Rio Branco, onde os viciados se abrigavam debaixo da cobertura de um posto de gasolina.

O prefeito João Doria foi à região para divulgar as iniciativa­s da prefeitura e “anunciou” que a cracolândi­a, que existe há mais de duas décadas e foi alvo de seguidas operações fracassada­s do poder público, estava extinta a partir de agora.

O “fim da cracolândi­a” chegou a ser anunciado em outros momentos, como em 2008, pelo ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD), e em 2012, pela gestão Alckmin. O ex-prefeito Fernando Haddad (PT) também já havia falado em “sucesso” de operações na área, como em 2015, ao dizer que os traficante­s tinham sido afastados. Apesar dos discursos, a “feira de drogas” continuou.

A última grande ação do Denarc na cracolândi­a havia sido em agosto passado e teve 32 prisões.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil