Agora

Saiba sair do vermelho para nunca voltar

Planejar gastos, não comprar por impulso e fugir do cartão de crédito são algumas dicas dos especialis­tas

- (Renato Fontes)

Conta atrasada aqui, um gasto mais alto ali. Quando o consumidor começa a contrair novas dívidas para pagar as antigas, ele certamente já entrou no círculo vicioso do endividame­nto.

Especialis­tas afirmam que essa é uma situação muito comum no país e os motivos mais frequentes relatados por quem deixa de pagar os financiame­ntos são a perda do emprego ou as compras realizadas por impulso.

A tarefa de sair do vermelho é desafiador­a, mas, com foco, planejamen­to e organizaçã­o, é possível cumprila. Para isso, o primeiro passo é saber qual é a real situa- ção das suas finanças e de suas dívidas. “Reveja seus hábitos de consumo e coloque no papel o ganho mensal e as despesas do mês”, diz Marcela Kawauti, economista-chete do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito). “As pessoas têm comprado muito a prazo e parecem não estarem preocupada­s em ter uma reserva financeira destinada para cobrir eventuais imprevisto­s”, comenta Marcela.

O consumidor deve ter atenção ao usar o cartão de crédito, recomenda o superinten­dente da CNDL (Confederaç­ão Nacional de Dirigentes Lojistas) Éverton Correia. “A renda do brasileiro é baixa e a necessidad­e de consumo é grande, mas evite utilizar o cartão de crédito. Opte por compras à vista”, diz.

Outra dica é conter compras por impulso ou por influência das promoções. “Elas acabam gerando gastos desnecessá­rios”, alerta Correia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil