Agora

O que fazer quando a crise atinge o dólar e o Tesouro

-

Com a crise institucio­nal que se abateu sobre a política brasileira desde a quarta-feira à noite, o dólar subiu e a Bolsa caiu no dia seguinte, embora os dois tenham se recuperado um pouco na última sexta-feira.

Muita gente se apavorou ao ver o valor do câmbio. Outra área que também provocou susto nos investidor­es foi o Tesouro Direto, que acabou sofrendo com a repercussã­o da crise.

Incertezas

E agora? Deveria vender dólar, quem tem alguma reserva na moeda norte-americana? Vender títulos do Tesouro Direto?

Nesses dias de forte turbulênci­a nos mercados, o melhor para o pequeno investidor é permanecer exatamente onde ele está.

Regra de mercado

Como reza o jargão do mercado, deve-se “vender na alta e comprar na baixa”. Jamais sair vendendo o dólar quando está subindo.

Na sexta-feira, o câmbio, como se viu, voltou a subir, comprovand­o a imprevisib­ilidade dos efeitos provocados pela crise sobre a moeda.

Títulos públicos

No caso de títulos públicos, quem pode e tem uma quantia para aplicar deve buscar papéis com vencimento não muito longo e com alguma relação à inflação para se proteger de uma alta do custo de vida.

Sangue frio

Nas demais aplicações, vale manter a calma e o sangue frio e esperar para ver se a situação política fica mais clara antes de tomar uma atitude.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil