Agora

Renato é uma das exceções

- (MG)

Apostar em um ídolo não é sinônimo de fracasso. Ainda que a lista de experiênci­as negativas seja mais extensa, há situações em que a reunião entre clube e velho ícone produz resultados positivos. Renato Gaúcho puxa a fila desses casos.

Tanto no Grêmio quanto no Fluminense, equipes com as que mais se identifico­u na carreira, ele obteve resultados positivos como treinador. No Tricolor carioca, coman- dou a conquista da Copa do Brasil de 2007.

No time do Rio Grande do Sul, sua enorme história continua crescendo. Herói do triunfo tricolor no Mundial Interclube­s de 1983, no Japão, como jogador —levou também uma Libertador­es e dois Gaúchos—, ele entrou no ano passado na galeria de técnicos campeões.

Havia uma década e meia que o Grêmio não conquistav­a um título nacional. Em crise na temporada, o clube acionou o irreverent­e exatacante, que chegou dispensand­o maior preparo teórico. “Futebol é para quem conhece. É que nem andar de bicicleta. Você não desaprende, não”, discursou, contrapond­o-se ao estilo de treinadore­s estudiosos, como Tite e Cuca.

Fiel ao seu estilo, Renato liderou o Tricolor na conquista da Copa do Brasil, a primeira taça erguida na nova Arena do Grêmio. E sentiu-se à vontade para cobrar uma estátua sua no local. “Atrás do gol. Já escolhi o local.”

Não é o único caso. Pepe, por exemplo, levou seu Santos ao troféu do Paulista de 1973. Andrade comandou o Flamengo campeão brasileiro de 2009. E Evaristo de Macedo guiou o Barcelona em três conquistas. Feitos que podem deixar os são-paulinos esperanços­os na recuperaçã­o de Rogério Ceni.

 ?? Lucas Uebel - 31.mar.17/Grêmio FBPA ?? Renato Gaúcho é um dos ídolos que conseguira­m conquistar bons resultados e títulos como técnicos
Lucas Uebel - 31.mar.17/Grêmio FBPA Renato Gaúcho é um dos ídolos que conseguira­m conquistar bons resultados e títulos como técnicos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil