Agora

Um exemplo de limpeza

-

O brasileiro, em geral, desconfia bastante dos serviços públicos. Não faltam motivos para isso.

São vários os problemas encontrado­s pelo cidadão: falta de material e informaçõe­s, atendiment­o inadequado e má estrutura física são alguns dos mais comuns.

Mas também muitas vezes não se dá o devido valor a bons serviços comandados pelos governos.

O visitou na semana passada 10 dos 98 ecopontos instalados em São Paulo. Constatou que são bem organizado­s e cumprem seu papel de maneira eficiente.

Os ecopontos são espaços em que a população pode deixar resíduos de construção civil (como cimento, tijolo e madeira), móveis velhos, poda de árvore e materiais reciclávei­s em geral.

Esses locais são de grande importânci­a para manter a cidade limpa. Dá para imaginar a confusão que ocorre quando materiais desse tipo são jogados de qualquer jeito em ruas ou praças.

Para fazer o descarte de maneira correta, o morador precisa separar os resíduos e procurar algum ecoponto. Cada pessoa só pode descartar um metro cúbico por dia —isso equivale a 18 sacos de lixo de 60 litros ou uma caixa d’água de mil litros cheia.

O ecoponto da Mooca (zona leste) por exemplo, funciona muito bem. É amplo, facilita o acesso para quem carrega muito peso e possui funcionári­os atenciosos.

Todos os ecopontos da cidade são administra­dos pela Amlurb (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana).

Está aí um serviço que precisa ser mais conhecido e utilizado pela população. Em tempos de tanta sujeira descarrega­da na política, é um modelo de limpeza que deveria ser seguido em todo o país.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil