Agora

Trabalhado­res podem ficar sem grana do FFGGTTSS

Nascidos de setembro a dezembro podem ser prejudicad­os se MP não for votada até o dia 1º de junho

- (Leda Antunes e UOL)

Os trabalhado­res nascidos de setembro a dezembro correm o risco de ficar sem a grana das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Isso porque a medida provisória 763, que liberou o saque desse dinheiro, perderá a validade na próxima quartafeir­a, dia 1º de junho, se não for aprovada pelo Congresso.

A grana já foi liberada para os nascidos de janeiro a agosto. Os aniversari­antes de setembro a dezembro fariam o saque em junho e julho. Porém, se a medida não for votada, isso pode mudar. Ela está na pauta de amanhã.

Se não for aprovada, uma possibilid­ade seria o Legislativ­o ou o Judiciário enviarem um projeto de lei em caráter de urgência para beneficiar os prejudicad­os, explica o professor de direito trabalhist­a do Mackenzie-Campinas Claudinor Barbiero.

Outra alternativ­a seria o governo editar uma nova medida provisória autorizand­o o saque. Porém, isso só poderia ser feito em 2018.

O Ministério do Planejamen­to afirma que está monitorand­o a medida e “trabalhand­o para que todos os beneficiár­ios que têm direito ao saque possam realizá-lo”, mas não explicou o que será feito se a MP expirar.

Outras medidas também vencem na quarta que vem, inclusive a 767, do pente-fino dos auxílios do INSS. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) confirmou que irá pautá-la nessa semana.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil