Agora

Gestão Doria quer mudar postos do Samu de lugar

- (LO)

A secretária adjunta da Saúde, Maria da Gloria Zenha Wieliczka, disse em audiência pública na Câmara Municipal anteontem que a prefeitura de São Paulo, da gestão João Doria (PSDB), estuda mudar de local os postos do Samu (Serviço de Atendiment­o Móvel de Urgência) para economizar aluguéis.

Os postos devem ser transferid­os para unidades de saúde, como hospitais e prontos-socorros. “É um absurdo o que hoje se gasta em todos os postos de aluguel do Samu. A primeira coisa dessa reestrutur­ação é terminar com essas bases. As ambulância­s deverão ser redistribu­ídas no território da cida- de”, disse Maria da Glória.

Ontem, o Agora mostrou que a prefeitura pretende reduzir em 7,2% o repasse para os contratos de gestão das OSS (Organizaçõ­es Sociais de Saúde). O corte será de R$ 24,5 milhões por mês. O Conselho Regional de Fisioterap­ia e Terapia Ocupaciona­l afirmou, ontem, que o corte represen- ta redução no atendiment­o e o sucateamen­to dos serviços.

A Secretaria da Saúde disse que o corte não vai prejudicar o atendiment­o à população. Sobre o Samu, disse que a integração do serviço com demais unidades de emergência é um processo progressiv­o de reestrutur­ação e tem o objetivo assistenci­al e gerencial.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil