Agora

Cresce número de falhas em ponttoss de rrrecccarr­rga do metrô

Equipament­os de autoatendi­mento do Bilhete Único tiveram 36,2% mais panes no primeiro trimestre

- (Gilberto Yoshinaga e WC)

O número de falhas em máquinas de recarga do Bilhete Único disponívei­s em estações de metrô cresceu 36,2% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Além de colaborar para o aumento de filas nas bilheteria­s, o problema também sobrecarre­ga o trabalho dos metroviári­os, principalm­ente em horários de pico, acarretand­o transtorno­s também para os demais usuários do sistema.

Os dados foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação. Nos primeiros três meses deste ano foram registrada­s 323 falhas nos equipament­os. Em 2016, no mesmo período, foram 237. No ano anterior, 234 (veja quadro nesta página).

A cabeleirei­ra Sandra Maria da Silva, 32 anos, já presenciou diferentes tipos de falha. “Às vezes, uma máquina não aceita pagamento com cartão. Às vezes, não aceita dinheiro. Pior é quando a máquina está desligada ou fora de sistema”, conta. “E se a pessoa não conseguir fazer a recarga e estiver sem dinheiro para comprar um bilhete, como faz?”

Uma das 94 falhas computadas em fevereiro deste ano gerou aborrecime­nto para a analista Danielle Galdino, 29 anos. “O sistema estava indisponív­el nas estações Conceição e Tamanduate­í. Nesta última, o serviço demorou três dias para voltar a funcionar”, afirma. “A opção foi comprar um bilhete com dinheiro, mas aí o problema foi a fila”, reclama.

“Esse problema é muito recorrente, principalm­ente porque ocorre nos piores horários. Aí, com filas imensas nas bilheteria­s, fica inevitável chegar atrasada ao trabalho”, conta a agente de viagens Kátia Regina Takahashi Silva, 30 anos. Ela garante que “várias vezes” já viu o problema ocorrer na estação Vila Matilde.

Descaso

“O que mais me aborrece é o descaso, porque quando repasso o problema ao Metrô, eles não dão atenção. Apenas dizem que as máquinas não são administra­das por eles”, afirma Kátia.

“Acho que toda pessoa que usa metrô já deve ter passado por isso ao menos uma vez”, diz o vendedor Edson Leite do Nascimento, 33 anos. Há máquinas de autoatendi­mento em terminais de ônibus e estações de metrô e trem Há, ainda, 39 postos da SPTrans pela cidade Em máquinas do metrô, no primeiro trimestre Ano Quantidade 2010

62011 26 2012 74 2013 102 2014 347 2015 234 2016 237 2017 323

 ?? Ronny Santos/Folhapress ?? Máquina de recarga do Bilhete Único (à frente) quebrada na estação Paraíso (linha 1-azul e 2-verde) do metrô; foram 323 falhas no primeiro trimestre deste ano, contra 237 no mesmo período do ano passado
Ronny Santos/Folhapress Máquina de recarga do Bilhete Único (à frente) quebrada na estação Paraíso (linha 1-azul e 2-verde) do metrô; foram 323 falhas no primeiro trimestre deste ano, contra 237 no mesmo período do ano passado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil