Agora

Senado garante saque da grana do FGTS inativo

Calendário de saque do valor das contas inativas está mantido e vai até 31 de julho, conforme diz a Caixa

- (Leda Antunes)

O Senado Federal aprovou ontem a medida provisória 763, que permite o saque das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), garantindo aos trabalhado­res nascidos entre setembro e dezembro o direito de retirar a grana.

Esses trabalhado­res corriam o risco de ficar sem o dinheiro, pois a medida perderia a validade no dia 1º de junho caso não fosse votada no Congresso. Na terça-feira, ela foi aprovada na Câmara dos Deputados e seguiu para avaliação dos senadores.

Os nascidos entre janeiro e agosto já tiveram o saque autorizado pela Caixa. Estão sendo liberadas as contas do FGTS de empregos antigos, dos quais o trabalhado­r pediu demissão ou foi demitido por justa causa até 31 de dezembro de 2015.

O governo anunciou a liberação da grana em dezembro, mas os saques começaram em março. Neste mês, foi a vez dos aniversari­antes de junho, julho e agosto. Segundo o último balanço divulgado pela Caixa, até o dia 16, 15,8 milhões de trabalhado­res já haviam feito o saque de R$ 24,4 bilhões.

Somente no Estado de São Paulo, já foram retirados R$ 10,1 bilhões e 5,1 milhões de trabalhado­res foram beneficiad­os.

A MP 736 também altera a remuneraçã­o da grana parada no FGTS, com a distribuiç­ão de 50% do lucro anual do fundo para os cotistas. O rendimento, segundo cálculos do governo, subirá de 3,7% ao ano para 5,5% ao ano.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil