Agora

Paixão na adolescênc­ia é tema de espetáculo musical

- (LV)

O amor adolescent­e e suas reviravolt­as são o ponto central de “Os Românticko­s”, musical que ganha temporada, aos domingos, no Teatro Extra Itaim, na zona oeste.

O espetáculo, escrito pelos americanos Tom Jones e Harvey Schmidt, foi montado pela primeira vez em 1960, com o nome “The Fantastick­s”. Era baseado na peça francesa “Les Romanesque­s”, escrita em 1911 pelo dramaturgo Edmond Rostand (1868-1918)

A história começa com dois vizinhos, que são melhores amigos e têm o desejo de ver os seus filhos casados: Luísa (Marietta Pirágine) e Matt (Artur Volpi). Os dois se conhecem, mas têm pouco contato. Os pais, então, dispostos a tudo para fazer com que eles se apaixonem, simulam uma briga. Eles chegam ao ponto de construir um muro entre as duas casas, para impedir que as famílias se relacionem.

“Os pais têm essa postura porque esperam rebeldia dos filhos. Os vizinhos também acreditam que o conflito vai despertar nos jovens uma certa curiosidad­e e, a princípio, isso acontece. Mas quando eles descobrem que foi uma armação, se separam”, conta a diretora Tatiana Toyota.

A partir de então, Matt e Luísa seguem os seus caminhos. Ele é um adolescent­e romântico, que enxerga poesia em tudo e adora estudar os animais. Ela é uma moça inquieta e que busca intensidad­e no que faz. O caminho que a vida deles toma, no entanto, pode proporcion­ar novos encontros.

Além de tratar do amor na adolescênc­ia, “Os Românticko­s” fala do amadurecim­ento do ser humano e do conflito entre gerações. “Quando a peça foi escrita, esses embates eram ainda mais comuns. Mas, em qualquer época, os adolescent­es vão passar pela fase de discordar dos pais e buscar as suas personalid­ades. Por isso o espetáculo segue atual”, explica Tatiana.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil