Agora

Hospital municipal amontoa 37 pacientes na emergência

Sala destinada para tratar baleados ou vítimas de acidente estava lotada com pessoas internadas

- (Lucilene Oliveira)

O hospital municipal de Cidade Tiradentes (zona leste), ligado à gestão João Doria (PSDB), mantinha, ontem, 37 pacientes amontoados na sala de emergência. Homens e mulheres eram mantidos juntos na ala com capacidade total para em média dez pessoas, segundo funcionári­os. No local, no entanto, só havia sete monitores cardíacos, necessário para a equipe clínica avaliar os sinais vitais.

Com a falta de espaço para acomodar adequadame­nte os doentes, macas estavam grudadas umas nas outras. Dois pacientes foram acomodados na frente do banheiro masculino da sala de emergência —um deles ficava bem em frente à porta.

As pessoas baleadas ou vítimas de acidente de trânsito que chegam ao hospital em estado grave são tratadas na mesma sala em que pessoas com quadros estáveis estão internados. O Cremesp (Conselho Regional de Medicina) estabelece que os pacientes devem ficar no máximo 24 horas em observação antes de serem internados.

“É uma urgência atrás da outra e a gente fica ali assistindo a tudo”, disse a dona de casa Eliana Ferreira da Silva, 50 anos. Ela recebeu alta ontem após dar entrada na quinta-feira com uma ferida provocada por diabetes.

A falta de controle chegou ao ponto de um paciente internado em um consultóri­o que servia como sala de isolamento sair para usar o banheiro da sala de emergência. Acompanhan­tes de pacientes ficaram indignados.

No isolamento costumam ficar pacientes com doenças infeciosas graves, como gripe suína, que não podem ter contato com outras pessoas. Na porta da sala em que ele estava, um informativ­o orientava que o acesso deveria ocorrer só a profission­ais com luvas e máscaras.

A dona de casa Ana Maria Campos, 56 anos, chamou uma enfermeira. “A enfermeira foi buscar o homem lá dentro (do banheiro)”, disse Ana Maria. Ainda assim, ontem, o homem em isolamento saiu do quarto duas vezes.

 ?? Lucilene Oliveira/Folhapress ?? Pacientes são atendidos em macas improvisad­as na sala de emergência do hospital municipal de Cidade Tiradentes (zona leste), na tarde de ontem; problema ocorre pelo menos desde a última quinta-feira
Lucilene Oliveira/Folhapress Pacientes são atendidos em macas improvisad­as na sala de emergência do hospital municipal de Cidade Tiradentes (zona leste), na tarde de ontem; problema ocorre pelo menos desde a última quinta-feira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil