Agora

Falha no cadastro de senhas atrapalha inscrições no Sisu

Problema afetou cerca de 600 mil alunos, segundo Ministério da Educação. Pasta diz já ter corrigido o erro

- (UOL e FSP)

A falha que afetou as inscrições do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) na manhã de ontem pode ter prejudicad­o até 600 mil candidatos, segundo estimativa do MEC (Ministério da Educação).

A pasta afirma não ter número exato de pessoas que não conseguiam acessar o sistema, mas diz que a questão foi resolvida.

O Sisu seleciona candidatos a cursos universitá­rios com base na nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Os sistemas, portanto, são integrados: para acessar o Sisu, é preciso ter o número de inscrição e a senha cadastrada no Enem 2016.

A estudante Thalita Furtado, 18 anos, conta que só conseguiu acessar o Sisu após trocar sua senha, mesmo a anterior estando correta. “Quando tentava entrar, di- zia que o login ou senha estavam i nválidos”, diz. “Quando solicitei uma senha nova pela página do participan­te, enviaram uma temporária para o meu e-mail e aí consegui entrar.”

A estudante Lara Brena, 20 anos, diz ter passado pela mesma situação. “Apenas sei que, após alterar a senha desse ano, consegui me inscrever no Sisu”, conta.

Ontem, MEC (Ministério da Educação) orientava os candidatos com dificuldad­es em acessar o sistema a trocar suas senhas no site do Inep.

No início do ano, candidatos que fizeram a segunda aplicação do Enem 2016 também relataram problemas para acessar o sistema.

Vagas

Para esta edição, há 51.913 vagas para 1.463 cursos em 63 universida­des e institutos federais. As inscrições podem ser feitas até as 23h59 do dia 1º de junho. Até essa data, é possível alterar as escolhas de curso e de instituiçã­o. O aluno se inscreve e escolhe dois cursos por ordem de preferênci­a. A nota no Enem é o critério de seleção Sudeste Nordeste Sul Norte Centro-Oeste 1.133 1.053

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil