Agora

Prefeitura tomba praça da Biblioteca Mário de Andrade

- (FSP)

O cemitério da Consolação e a praça Dom José Gaspar, ambos na região central, foram tombados pelo Conpresp (conselho municipal do patrimônio). A medida foi publicada no “Diário Oficial” do município de ontem.

A praça Dom José Gaspar, localizada entre a avenida São Luís e as ruas da Consolação e Dr. Bráulio Gomes, foi tombada como bem cultural de interesse artístico, urbanístic­o, paisagísti­co, histórico e turístico. Estão protegidos o traçado viário do espaço, a configuraç­ão da praça e as árvores ali plantadas.

A praça homenageia o segundo arcebispo de São Paulo, Dom José Gaspar d’Afonseca e Silva, morto em agosto de 1943 em um acidente aéreo no Rio de Janeiro, no qual também estava o jornalista Cásper Líbero.

O local sedia um conjunto de bares, a galeria Metrópole e a Biblioteca Mário de Andrade, cujo acervo conta com mais de 365 mil livros.

O cemitério da Consolação já havia sido tombado pelo Estado em 2005. Agora também ganhou o mesmo status na prefeitura. Construído em 1858, o espaço é referência na arte tumular. A proteção atinge ainda a capela, o pórtico de entrada e o ossário, além das inúmeras esculturas de valor arquitetôn­ico presentes no local.

Os cemitérios dos protestant­es e o da Ordem Terceira do Carmo também foram tombados.

 ??  ?? A biblioteca Mário de Andrade, localizada na praça Dom José Gaspar, que foi tombada pela prefeitura; cemitério da Consolação também ganhou proteção
A biblioteca Mário de Andrade, localizada na praça Dom José Gaspar, que foi tombada pela prefeitura; cemitério da Consolação também ganhou proteção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil