Agora

Número de roubos ffuurrttoo­ss explode na região central

Aumento dos crimes contra o patrimônio em bairros do centro está bem acima da média da capital

- (William Cardoso)

Os números de roubos e furtos tiveram uma explosão em cinco distritos policiais da região central entre janeiro e abril deste ano, na comparação com igual período de 2016. Os dados, da própria Secretaria da Segurança Pública, sob a gestão de Geraldo Alckmin (PSDB), mostram que os crimes contra o patrimônio tiveram um cresciment­o muito acima da média da capital no centro.

Os roubos em geral tiveram aumento de 2,6% na capital como um todo. Já na área compreendi­da pelo 1º DP (Sé), 2º DP (Bom Retiro), 3º DP (Campos Elíseos), 4º DP (Consolação) e 77º DP (Santa Cecília), o cresciment­o foi de 29,5%. Na mesma área, o aumento nos furtos foi de 32%. Na capital, 10%.

Na cidade como um todo, os roubos e furtos de veículos tiveram queda (-9,1% e -4,7%, respectiva­mente). Nesses cinco distritos da região central, porém, houve alta acentuada de janeiro a abril, de 35,7% e 35,1%, respectiva­mente.

Muito próximos uns dos outros, os distritos formam o “miolo” da capital, em uma área entre as avenidas do Estado e Pacaembu, na parte interna da marginal Tietê. Todos são vizinhos da cracolândi­a. Os dados são anteriores à megaoperaç­ão da polícia na região.

Celular

A polícia também notou o cresciment­o. Segundo o delegado seccional responsáve­l pela área central, Marco Antônio Novaes de Paula Santos, 38% dos roubos praticados na região têm como objetivo exclusivo o celular.

“São presas de dez a 20 pessoas todos os dias”, diz. Santos diz que a área central é onde estão os receptador­es e que essa proximidad­e tem estimulado o crime. “O caminho é mais curto, menos arriscado e o dinheiro é certo”, afirma o delegado.

Ele diz que o cresciment­o dos blocos de carnaval no centro também colaborou para o aumento nas estatístic­as de roubos da região. Sobre os roubos e furtos de veículos, Santos diz que uma quadrilha descobriu esse filão na região, até então quase inexplorad­o, e que o desafio é encontrar rotas usadas por ela.

 ?? Rivaldo Gomes - 28.mai.2017/Folhapress ??
Rivaldo Gomes - 28.mai.2017/Folhapress

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil