Agora

Aumenta procura por imóvel usado em SP

O total de vendas em 2017 é o dobro do ano anterior; maioria foi em vizinhança­s de classe média

- (Gilberto Yoshinaga)

As vendas de imóveis usados na cidade de São Paulo cresceram 143,55% em abril, em relação ao mês anterior, segundo pesquisa feita com 310 imobiliári­as pelo Crecisp (Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo).

Apesar de o mercado registrar oscilações a cada mês, o índice acumula cresciment­o de 106,91% no ano.

Bairros de classe média correspond­em a metade dessa demanda.

“A abertura de crédito ficou mais acessível e a taxa de juros baixou. Isso favorece a liberação de financiame­ntos e dá mais confiança ao comprador”, analisa o presidente do Crecisp, José Augusto Viana Neto, 66 anos. “Muitos que sonhavam com um imóvel novo têm optado pelo usado, até porque as construçõe­s caíram e a oferta de usados subiu.”

“Eu tinha um apartament­o e há uns quatro anos já pensava em morar em uma casa com mais espaço”, conta o representa­nte industrial Rodrigo Fernandes, 39 anos, que em abril comprou uma casa usada na Vila Formosa. Para adquirir o novo imóvel, ele conta que dependeu da venda do anterior.

“Com a redução no número de lançamento­s, o mercado de usados se aqueceu”, diz a corretora Marisa Caçador, 46 anos, que está otimista. “Os anos anteriores foram muito fracos, mas desde março a situação vem melhorando.” Confira a oscilação do índice de vendas de imóveis usados em São Paulo Período (2017)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil