Agora

TSE não é joguete nas mãos do governo, reage Gilmar

Presidente da corte critica expectativ­a do Palácio do Planalto de que decisão sobre cassação atrase

- (FSP)

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, o ministro Gilmar Mendes, reagiu às pressões políticas que cercam a corte às vésperas do julgamento que pode cassar a chapa Dilma-Temer e afirmou que o TSE “não é joguete nas mãos do governo”.

O discurso é uma reação às informaçõe­s divulgadas nos últimos dias pela imprensa de que ministros do TSE poderiam pedir vista do processo com o objetivo de dar uma sobrevida ao presidente Michel Temer.

O ministro, que também ocupa uma das onze cadeiras do STF (Supremo Tribunal Federal), acredita que a tese de que o TSE pode protelar o julgamento é repassada a jornalista­s por integrante­s da equipe de Temer, que, há cerca de duas semanas, está mergulhado na maior crise de seu governo.

Ao dar palpite indevido, afirma Mendes, “essas fontes tumultuam um julgamento que já é dificílimo. Num julgamento complexo é normal pedir vista [mais tempo para analisar o processo]. Mas, se alguém fizer isso, não será a pedido do Palácio”.

Uma das teses de defesa do presidente é que ele poderia ganhar mais tempo —e fôlego político para aprovar medidas no Congresso— caso um dos ministros nomeados por ele, Admar Gonzaga, pedisse vista do processo.

Gilmar rebate a ideia e diz que auxiliares de Temer “ficam palpitando” como os ministros do TSE vão votar, ventilando, inclusive, “a possibilid­ade de um pedido de vista” o que o “irrita profundame­nte”.

“Eles não sabem absolutame­nte nada do que ocorre no tribunal. Não cuidam nem sequer de seu ofício. Se fizessem isso, não estariam metidos nessa imensa crise”, disse o ministro ontem.

“As fontes do Planalto são outro ramo das Organizaçõ­es Tabajara, que é no que se transformo­u o Brasil”, completou Mendes.

 ?? Pedro Ladeira - 2.mai.2017/Folhapress ?? O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, o ministro Gilmar Mendes, reagiu às pressões sobre o julgamento da chapa Dilma-Temer, que será retomado dia 6
Pedro Ladeira - 2.mai.2017/Folhapress O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, o ministro Gilmar Mendes, reagiu às pressões sobre o julgamento da chapa Dilma-Temer, que será retomado dia 6
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil