Agora

Renan critica Lava Jato e elogia novo ministro

- (FSP)

O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) fez acenos ao governo ontem ao criticar a Operação Lava Jato e elogiar as mudanças feitas na Esplanada dos Ministério­s pelo presidente Michel Temer.

O gesto foi feito na véspera de a bancada do PMDB decidir sobre a permanênci­a de Renan na liderança do partido. Diante das críticas que o alagoano vem fazendo ao Palácio do Planalto, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), ameaça tirá-lo do posto.

O senador defendeu a troca de Osmar Serraglio, a quem vinha desferindo críticas, por Torquato Jardim, no Ministério da Justiça.

Segundo ele, o Palácio escolheu um auxiliar “digno do nome que pode exercer, neste momento difícil, o papel de interlocuç­ão na vida nacional”, disse. “Um minis- tro que cobre dos poderes que eles sejam leais à Constituiç­ão Federal”, acrescento­u.

Renan fez duras críticas à Lava Jato e, em especial, ao acordo dos irmãos Batista com o Ministério Público.

Joesley Batista, um dos donos do grupo J&F, que inclui a Friboi, gravou diálogo com Temer e acusa o presidente de ter tentado “comprar” o silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ)

O senador disse que os acordos de delação que vêm sendo fechados não estão de acordo com a legislação que trata do tema. “Essas não são as delações que a o legislador queria”, afirmou. Ele defendeu ainda mudanças, alegando que “excessos precisam ser corrigidos”.

Sobre perder o cargo de líder, o senador desconvers­ou. “Nessa altura da minha vida, o que eu posso temer?”.

 ??  ?? O senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que fez acenos ao governo ontem; bancada decide hoje
O senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que fez acenos ao governo ontem; bancada decide hoje

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil