Agora

‘Tem que tirar ccaarraa’’,, disse Aécio sobre chefe da PF

Empresário gravou diálogo em que ele e senador tucano tramam queda de Leandro Daiello

- (FSP)

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou ao empresário Joesley Batista ter pressionad­o o presidente Michel Temer, junto com outros empresário­s, para que fossem feitas mudanças na Polícia Federal que incluíam a substituiç­ão do diretor-geral do órgão, Leandro Daiello.

A conversa foi gravada pelo próprio Joesley no hotel Unique, em São Paulo, no dia 24 de março, e anexada ao acordo de delação que o grupo J&F fechou com a Procurador­ia Geral da República.

Aécio disse a Joesley que o governo deveria aproveitar a crise gerada pela Operação Carne Fraca, criticada por levantar suspeitas sobre a qualidade da carne brasileira, para trocar o chefe da PF.

Joesley ponderou que era uma boa chance para trocar Daiello. “Não vai ter outra. Porque nós nunca tivemos uma chance onde a PF ficou por baixo, né?”, disse o empresário. Aécio concordou: “Aí vai ter quem vai falar, ‘é por causa da Lava Jato’. [O governo responde] ‘não, é por causa da Carne Fraca’”.

“Tem que tirar esse cara”, disse Joesley. Aécio repetiu: “Tem que tirar esse cara”.

Aécio criticou ainda a nomeação de Osmar Serraglio para o Ministério da Justiça, dizendo que ele ‘não dá nenhum alô’, sugerindo que não interferia na Lava Jato.

Aécio contou a Joesley que outros empresário­s estavam “pressionan­do” Michel Temer a tomar medidas contra a PF. Ele disse que participou de um jantar com Temer, o presidente do Bradesco, Luiz Trabuco, e uma pessoa citada apenas como Pedro.

“Pressionar­am. A polícia tem que fazer um gesto. Errou. Não adianta os caras ficarem falando que não, a Polícia Federal tem que falar: ‘Ó, realmente foi um erro do delegado que, enfim, não dimensiono­u a porra. Era um negócio pontual. Em três lugares. Já está contido e tal’. O laudo, pãpãpã, e zarpar com esse cara”, diz o tucano.

 ?? Pedro Ladeira - 4.abr.2017/Folhapress ?? O senador Aécio Neves (PSDB-MG), gravado pelo empresário Joesley Batista, que fecha delação; ideia era usar repercussã­o negativa da Operação Carne Fraca
Pedro Ladeira - 4.abr.2017/Folhapress O senador Aécio Neves (PSDB-MG), gravado pelo empresário Joesley Batista, que fecha delação; ideia era usar repercussã­o negativa da Operação Carne Fraca
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil