Agora

Novo Fies deve acabar com carência para pagar dívida

Prazo de 18 meses para começar a pagar financiame­nto deve acabar, mas dívida não será corrigida

- (FSP)

O governo Michel Temer (PMDB) planeja uma revisão no Fies (Financiame­nto Estudantil) que prevê o fim do prazo de carência para que estudantes iniciem o pagamento da dívida. Hoje, as parcelas começam a ser pagas um ano e meio após o curso ser concluído.

As alterações devem afetar tanto as condições para alunos como para as instituiçõ­es de ensino superior. As novas regras devem ser anunciadas neste mês e valerão para contratos futuros.

Pelo formato atual, o aluno faz o curso universitá­rio enquanto o governo paga para a instituiçã­o de ensino. Ao terminar o curso, ele tem 18 meses de carência, prazo que não será mais previsto no novo Fies. Por sua vez, assim que o aluno firmar o contrato, ele já saberá o valor total da dívida. Atualmente, o financiame­nto é atualizado ano a ano a partir do reajuste de mensalidad­es.

Ainda não está definido se as instituiçõ­es serão impedidas de reajustar preços. Há uma lei que garante reajuste anual de acordo com os custos do curso, independen­temente da inflação.

Desde o ano passado a área econômica do governo comanda proposta de revisão do programa. O Fies foi criado em 1999, mas a partir de alterações feitas em 2010, que facilitara­m as condições de acesso, o número de contratos disparou. Mas o salto de gastos foi ainda maior.

De 2010 a 2014, o programa consumiu mais de R$ 29 bilhões, acumulando até ali 1,9 milhão de contratos ativos. Atualmente o número de beneficiad­os é de 2,2 milhões estudantes.

Ainda no governo da Dilma Rousseff (PT) foram feitas alterações para reduzir os gastos. A partir do final de 2014, por exemplo, o governo passou a exigir notas mínimas no Enem para os estudantes interessad­os. Os juros juros foram alterados de 3,4% para 6,5% em 2015 e o limite de renda, restringid­o.

Não estão previstas alterações na taxa de juros, no perfil de renda (até três salários mínimos) e na relação de cursos prioritári­os (de saúde, engenharia­s e formação de professore­s). O teto de mensalidad­es de R$ 5.000 deve ser mantido.

 ?? Joel Silva - 06.nov.2016/Folhapress ?? Estudantes esperam para fazer prova do Enem 2016, em novembro do ano passado, em São Paulo; participaç­ão no exame é exigência para quem deseja candidatar ao Fies; governo deve mudar programa
Joel Silva - 06.nov.2016/Folhapress Estudantes esperam para fazer prova do Enem 2016, em novembro do ano passado, em São Paulo; participaç­ão no exame é exigência para quem deseja candidatar ao Fies; governo deve mudar programa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil