Agora

Grupo invade Secretaria da Cultura e pede saída de Sturm

Cerca de 70 pessoas ocuparam o local e diziam que só sairiam quando o secretário fosse substituíd­o

- (FSP)

Um grupo de manifestan­tes invadiu a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo na tarde de ontem. Eles pediam a saída do secretário André Sturm, da gestão João Doria (PSDB). Os manifestan­tes pertencem à FUC (Frente Única da Cultura).

Até o fechamento desta edição, cerca de 70 manifestan­tes permanecia­m dentro da secretaria e diziam que não iriam se retirar do local.

“Desde quando o secretário entrou tem um processo de escuta, nada do que foi acordado e discutido foi colocado em prática. A FUC se reuniu e, diante os atos incriminat­órias, racistas e preconceit­uosos, vemos que a única solução é a saída [de Sturm] da secretaria”, afirmou Marcelo Nobre, 26 anos, integrante da FUC.

Na segunda-feira, durante discussão com Gustavo Soares, do Movimento Cultural Ermelino Matarazzo, Sturm disse que iria “quebrar a cara” de seu interlocut­or. Na terça, o secretário pediu desculpas. Sturm afirmou que o incidente ocorreu quando ele achou que haviam encontrado uma solução para o uso do espaço. “Aí me disseram que não queriam nada disso, que queriam um auxílio fi- nanceiro sem prestar contas. E começaram a me confrontar, a me confrontar e eu confesso que caí na armadilha. Tanto ele estava mal intenciona­do que ele estava gravando. Ele queria me estressar”, diz Sturm.

Os ocupantes prometem ficar no local. “Eu acho que talvez não se resolva hoje [ontem], mas o movimento está disposto a ficar o tempo que for preciso, uma semana, um mês, até a saída do secretário e indicação de um novo”, diz Alessandro Azevedo, 48, um dos ocupantes.

Outro lado

A Secretaria Municipal de Cultura lamentou em nota, divulgada no começo da noite, a ocupação do edifício.

No texto, a SMC diz que o secretário André Sturm precisou fazer uma “barricada” para impedir a invasão de seu gabinete pelos manifestan­tes, e que a Guarda Civil Metropolit­ana foi chamada a fim de negociar uma “desocupaçã­o pacífica”.

 ?? Marlene Bergamo/Folhapress ?? Manifestan­tes ligados à FUC (Frente Única da Cultura) ocupam a Secretaria da Cultura, na região central da cidade, e pedem a saída do secretário André Sturm
Marlene Bergamo/Folhapress Manifestan­tes ligados à FUC (Frente Única da Cultura) ocupam a Secretaria da Cultura, na região central da cidade, e pedem a saída do secretário André Sturm
 ?? Divulgação ??
Divulgação
 ?? Marcus Leoni - 18.abr.17/Folhapress ?? Cineasta André Sturm, secretário da Cultura
Marcus Leoni - 18.abr.17/Folhapress Cineasta André Sturm, secretário da Cultura

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil