Agora

Hospital São Paulo dispensa doador de sangue

- (Lucilene Oliveira)

Desde a última sexta-feira, o Hemocentro do Hospital São Paulo, ligado à Unifesp (Universida­de Federal de SP), na Vila Clementino (zona sul), está dispensand­o doadores de sangue por falta de bolsas coletoras. O local recebe entre 40 e 50 doadores por dia.

Segundo funcionári­os, a interrupçã­o já ocorre pela segunda vez neste mês. Na primeira semana de maio, o serviço foi suspenso por uma semana. “No mês passado, a gente também ficou alguns dias sem poder receber pacientes por causa da falta dos coletores. É triste, mas somos obrigados a dispensar”, disse uma funcionári­a do hospital.

A dispensa ocorreu até anteontem. Interessad­os deixavam número de telefone para serem avisados quando as bolsas chegassem. A situação só foi normalizad­a ontem. A Unifesp não informou o horário exato em que as bolsas chegaram. Cada uma custa de R$ 25 a R$ 35.

Quem tem parentes ou amigos internados no hospital e ia ao hemocentro para fazer doação nominal era orientado a retirar o sangue em três hospitais: Estadual de Diadema, que é o mais próximo, a 15,5 km de distância, o Geral de Guarulhos, a 30,5 km, e o Geral de Pirajussar­a, em Taboão da Serra, a 31,6 km. São essas unidades que abastecem o hospital quando falta sangue.

“Minha mãe está com câncer de pulmão e tem um tipo sanguíneo raro, o O negativo. Na sexta-feira, não consegui doar porque não tinha bolsas”, disse a dona de casa Elida Prates Turini Wiazowski, 52 anos. Ela disse que movimentou 12 pessoas da Praia Grande (71 km de SP), mas só dois conseguira­m doar.

 ?? Folhapress ?? Hemocentro do Hospital São Paulo, na Vila Clementino (zona sul da cidade) vazio, ontem
Folhapress Hemocentro do Hospital São Paulo, na Vila Clementino (zona sul da cidade) vazio, ontem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil