Agora

Professore­s negros são convocados

Disputa acirrada por trabalho ocorreu em Campinas; média de candidatos por vaga, ontem, foi de 32,43

- (Gilberto Yoshinaga)

Amanhã, 485 candidatos que participar­am do concurso para professor de ensino fundamenta­l 2 e médio devem fazer a confirmaçã­o da declaração como negros ou pardos.

A lista com os nomes dos convocados foi publicada no “Diário Oficial” da Cidade no dia 30 de maio, nas páginas 29, 30 e 31.

Os convocados deverão comparecer à Escola Municipal Cacilda Becker, na zona sul, nos horários informados. O atendiment­o começa às 10h e vai até as 16h.

No local, será feita uma avaliação das caracterís­ticas físicas que identifica­m o candidato como negro ou pardo e seu direito à cota racial.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, esse procedimen­to é obrigatóri­o em concursos públicos.

A cidade de Campinas (93 km de SP) viu, na manhã de ontem, uma forte evidência do atual nível de desemprego, que atinge 13,6% da po- pulação, deixando 14 milhões de desemprega­dos, segundo divulgou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístic­a) nesta semana.

Uma simples mensagem sobre abertura de vagas espalhada no WhatsApp viralizou na região e levou 1.200 desemprega­dos a disputarem 37 vagas em uma rede atacadista. A fila deu a volta no quarteirão em que se localiza a unidade central do Cpat (Centro Público de Apoio ao Trabalhado­r).

Segundo a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda de Campinas, a rede atacadista cadastrou 37 vagas de emprego e, nos próximos dias, deverá abrir mais 200.

Entre os interessad­os havia moradores de cidades vizi- nhas, mas as chances são para apenas quem mora em Campinas.

Os candidatos precisam ter ensino médio ou superior completo e seis meses de experiênci­a comprovada em carteira. O menor salário oferecido é de R$ 1.318 e o maior, de R$ 2.327,81.

Por volta das 10 horas, o órgão esgotou o limite diário de 600 senhas e mais de metade dos candidatos teve de ir embora. A média de atendiment­os da unidade é de 500 pessoas nos dias mais movimentad­os.

Outras duas unidades do Cpat, nos distritos de Ouro Verde e Campo Grande, também tiveram movimento bem acima do habitual.

 ?? Reprodução Facebook ?? Fila do desemprego em Campinas (93 km de SP) deu a volta no quarteirão do Cpat, na manhã de ontem; milhares de trabalhado­res disputavam 37 chances em uma rede de atacadista; no país, desemprego atinge 14 milhões, segundo dados do IBGE desta semana
Reprodução Facebook Fila do desemprego em Campinas (93 km de SP) deu a volta no quarteirão do Cpat, na manhã de ontem; milhares de trabalhado­res disputavam 37 chances em uma rede de atacadista; no país, desemprego atinge 14 milhões, segundo dados do IBGE desta semana
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil