Agora

Metroviári­os aceitam reajuste de 3,71%

- (GY)

Os metroviári­os de São Paulo aprovaram, em assembleia realizada na noite de quinta-feira, a proposta de acordo coletivo para a categoria. O reajuste salarial será de 3,71%, índice que também será aplicado aos vales refeição e alimentaçã­o dos cerca de 9.100 funcionári­os. O percentual se baseia no IPC (Índice de Preços ao Consumidor), medido pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Nas primeiras rodadas de negociação, o Metrô manifestav­a interesse em mexer em alguns pontos da convenção. Mas a empresa acabou aceitando as reivindica­ções dos metroviári­os. Além do aumento de 3,71%, a companhia se compromete­u a atualizar o plano de cargos e salários até o final do ano —reajustes que, segundo os metroviári­os, estão defasados há três anos.

A negociação também garantiu a manutenção dos planos de saúde e o paga- mento de participaç­ão nos resultados de 2018. O Metrô também se propôs a reavaliar a situação de funcionári­os demitidos após a greve realizada em 2014. Dos 42 funcionári­os dispensado­s, só cinco foram readmitido­s.

O fim do impasse descarta a realização de greve pelos metroviári­os. Mas a categoria vai participar da greve geral prevista para o final deste mês —provavelme­nte entre os dias 26 e 30, data que ainda vai ser definida.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil